Geral

Tempo médio da abertura de empresas em Salvador reduz para nove horas

Redução resulta das ações de integração de sistemas e modernização de processos realizadas pela administração municipal  |  Divulgação/Sefaz

Publicado em 01/09/2022, às 15h58   Divulgação/Sefaz   Redação BNews

O tempo médio para a abertura de empresas no município de Salvador reduziu de quatro dias para nove horas, segundo dados divulgados no último Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.

A redução é fruto da adesão à REDESIM e do trabalho de desburocratização realizado pelas secretarias da Fazenda (SEFAZ) e de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

Entre as ações de destaque que facilitaram a abertura de empresas na cidade nos últimos dois anos estão a unificação das Taxas de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e de Licença de Localização (TLL), pagas por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) Único; a automatização das análises do Documento Básico de Entrada (DBE) e de viabilidade locacional, a continuidade nas mudanças de procedimentos internos e a ampliação dos CNAE’s considerados de Baixo Risco A. No balanço divulgado em janeiro de 2021, o tempo médio de abertura na cidade era de 9 dias e 15 horas.

Para a secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, o resultado é fruto do esforço coletivo e da automatização de serviços e processos.

“A redução do tempo médio de abertura de empresas é fruto do uso de tecnologias, do comprometimento dos servidores e das ações realizadas a partir de estudos técnicos. Estamos felizes com o resultado, mas queremos ainda mais. O objetivo é desburocratizar nossos serviços e atendimentos e fomentar o desenvolvimento do ambiente de negócios e a competitividade da cidade, criando um cenário positivo”, pontua.

O secretário da Sedur, João Xavier, afirma que todos os esforços serão mantidos para continuar melhorando os resultados.

“Já conquistamos muito até aqui e vamos seguir nos empenhando. Os servidores tem um papel crucial nessa conquista e isso impacta diretamente no cidadão que tem acesso aos serviços de forma mais rápida e no desenvolvimento econômico do município com a celeridade na abertura dos negócios. Estamos no caminho certo!”, comemora.

REDESIM

A REDESIM é um sistema que uniformiza processos de registros de novas empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. O principal objetivo da rede é permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Sefaz secretarias sedur abertura de empresas

Leia também


Sindsefaz promove seminário sobre reforma tributária


Sefaz Municipal atualiza critérios de avaliação das sociedades de profissionais


Sefaz inicia projeto de recadastramento do patrimônio municipal