Infraestrutura

Quiosques de Itapuã são demolidos de forma pacifica, diz prefeitura

Requalificação da orla do bairro pode beneficiar os comerciantes que já atuam no local, além de baianas de acarajé  |  Agecom

Publicado em 15/07/2014, às 18h14   Agecom   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


Começou nesta terça-feira (15),  a demolição dos quiosques em Itapuã para requalificação da orla do bairro. O projeto, que inclui a reestruturação dos passeios, alvenarias e ciclofaixa, terá oito boxes grandes e 14 de tamanho menor, distribuídos  entre as atividades comerciais existentes, tendo um espaço destinado às baianas de acarajé no mesmo local em que já atuavam. Segundo a prefeitura, os espaços irão beneficiar aos comerciantes que já atuam na área.
 
O primeiro dia da ação contou com a participação de 30 agentes da Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop), além da Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. De acordo com o coordenador de Fiscalização e Ordenamento da pasta, Braz Pires, "o processo ocorreu de forma tranquila, pois todos os permissionários já estavam cientes da operação, conforme acordo feito com a Prefeitura antes da Copa do Mundo". Ainda de acordo com Braz, os únicos problemas encontrados foram referentes às redes de água e energia elétrica, que ainda não haviam sido desligadas, e o tempo chuvoso.
 
 
De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, a distribuição dos boxes valoriza a atividade comercial no local, que é apenas um dos fatores importantes do bairro, considerado lúdico e voltado para o lazer. “Discutimos muito a respeito do projeto para que fosse preservado o comércio e a cultura local”, salientou. Segundo Tânia, os boxes possuem tamanhos variados, tendo os maiores 100 m², 50m² e 30m²  e os menores, que são destinados a baianas e vendedores de coco, por exemplo, medem 10m² e 5m². Amanhã (16), o processo de demolição terá continuidade. Hoje, o trabalho ocorreu das 8h às 15h30.           
 

Fotos: Agecom
 
Ação programada
 
Referente à execução da demolição dos quiosques, o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, lembrou que a ação estava programada para o período da Copa do Mundo, mas devido ao fluxo intenso de frequentadores e turistas que aquecem o mercado local, a intervenção foi reprogramada para depois do evento esportivo.   
 
 
Projeto
 
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, serão investidos R$9,3 milhões nas obras de requalificação da orla de Itapuã, sendo recursos 100% municipais. Ao todo será requalificado um trecho de cerca de 30 mil m², partindo da Sereia até o Largo das Baianas, contando com ciclovia, espaço para roda de capoeira, convivência de pescadores e apresentações culturais, pista tátil com demais elementos para garantia da acessibilidade, inclusive acesso à praia, quiosques para venda de bebidas e comidas, além de equipamentos exclusivos para baianas de acarajé, área esportiva, equipamentos de ginástica e integração da praça da igreja com a orla através de um piso no mesmo nível. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador prefeitura Itapuã Semop derrubada de quiosques