Meio Ambiente

BNew ESG: União Europeia bane consumo e comércio de produtos que causam desmatamento; confira

Apenas produtos que não provocaram desmatamento e que estão de acordo com a legislação do país de origem poderão ser importados ou exportados da UE  |  Reprodução/Freepik

Publicado em 16/05/2023, às 17h36   Reprodução/Freepik   Cadastrado por Rafael Abbehusen

A União Europeia (UE) aprovou uma nova lei, nesta terça-feira (16), para regular e barrar o consumo e comércio de commodities e outros produtos que tenham causado desmatamento.

A medida do Conselho Europeu estabelece novas regras para a comercialização de óleo de palma, gado, madeira, café, cacau, borracha e soja, além de produtos derivados como chocolate, móveis e papel impresso. Medida é válida apenas em território da UE.

A partir de agora, o regulamento passa a fazer com que os comerciantes tenham que verificar se os itens foram produzidos em solo que não sofreu desmatamento ou degradação florestal, e sob princípios da proteção dos direitos humanos e dos povos indígenas.

Apenas produtos que não provocaram desmatamento e que estão de acordo com a legislação do país de origem poderão ser importados ou exportados da UE, de acordo com o Conselho Europeu. A regra vale para o material produzido após 31 de dezembro de 2020.

A ratificação do conselho foi a última etapa de aprovação e as novas normas entrarão em vigor 20 dias após sua publicação no diário oficial da UE.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags meio ambiente desmatamento UNIÃO EUROPEIA bnews ESG

Leia também


Vereador que ofendeu baianos em discurso não será cassado; entenda decisão


Conab aponta safra de milho em alto rendimento; confira dados


BNews ESG: Pará busca investimento em economia verde mas governo quer explorar petróleo; entenda