Meio Ambiente

Manchas de óleo são registradas por moradores em manguezal e praias na RMS

Óleo apareceu em São Francisco do Conde há uma semana. Peixes e mariscos já foram encontrados mortos no local.  |  Foto: Arquivo Pessoal

Publicado em 28/07/2022, às 13h21   Foto: Arquivo Pessoal   Redação Bnews

Moradores de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, registram o reaparecimento de manchas de petróleo nas praias da cidade. Os pescadores dizem que o material surgiu há pelo menos uma semana, na quarta-feira (20).

De acordo com a população, as manchas foram vistas inicialmente no manguezal, mas se espalharam rapidamente e já estão próximas das praias de Madre de Deus, cidade vizinha.

Ainda segundo os moradores, peixes e outros animais marinhos foram encontrados mortos no local. Os pescadores e marisqueiras, que dependem das atividades para sobreviver, são prejudicados pela situação. A comunidade também teme que o turismo na região seja afetado.
 
Os pescadores afirmam que o óleo é oriundo de um dos 700 postos do Campo Dom João Mar, da Petrobras, que teriam sido desativados. A suspeita é de que as borras sejam de linhas que estejam sem funcionar.

O g1 afirmou que entrou em contato com a Petrobras mas, ainda não teve retorno. A prefeitura de São Francisco do Conde informou que foi comunicada do problema e aguarda um parecer técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente para se posicionar a respeito.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags petrobras São Francisco do Conde madre de deus poluição manchas de óleo

Leia também


Manchas de óleo aparecem na turística Ilha dos Frades, em Salvador


Litoral cearense tem 64 praias com manchas de óleo