Meio Ambiente

Moradores do sul da Bahia denunciam degradação ambiental por extração de gesso; entenda

Moradores e ativistas estão sendo ameaçados, além da destruição dos recursos naturiais  |  Reprodução/Redes Sociais/@midianinja

Publicado em 09/12/2023, às 14h05   Reprodução/Redes Sociais/@midianinja   Douglas Santana

Uma denúncia, feita pela Mídia Ninja na última sexta-feira (08), mostra que algumas cidades do sul da Bahia estão em estado de alerta. A publicação expõe a destruição de uma área protegida na região, feita por empresários para extração de gesso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Municípios como Itacaré, Marau e Camamu, estão sofrendo as consequências com a poluição dos rios e os moradores tendo doenças de pele. De acordo com a denúncia, os ativistas contra extração de gesso estão vivendo escondidos pelo medo de sofrer retaliação.

As operações estão previstas para começar em 2024. Na extração, envolve a drenagem do lençol freático dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), ameaçando o abastecimento de água para as cidades. Também há as queimadas, que atingem a fauna local e os moradores que possuem residências na região.

Os ativistas seguem clamando por ações imediatas das autoridades competentes, e solicitam investigações quanto as práticas de extração em uma APA.

Confira:

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia sul da Bahia proteção ambiental Midia Ninja extração de gesso

Leia também


Rosemberg comenta a aprovação da isenção de IPVA para veículos elétricos; confira


Alagoas multa Braskem em valor milionário por risco em mina; saiba mais


COP28: Lula pede que países ricos paguem conta por preservação de florestas


Comissão de Meio Ambiente do Senado aprova projeto sobre agrotóxicos; veja detalhes