☰
✕

Meio Ambiente

Primeira onda de calor da primavera chega ao Brasil neste sábado com alerta vermelho

Alerta vermelho do Inmet começa no sábado (26) e segue até quarta-feira (30), com previsão de máximas de 41°C  |  Reprodução/Redes sociais/Unsplash

Publicado em 24/09/2026, às 18h20   Reprodução/Redes sociais/Unsplash   Antonio Dilson Neto

A primeira onda de calor da primaverade 2026 deve atingir partes do Centro-Sul do Brasil a partir deste sábado (26), com temperaturas que podem chegar a 41°C em algumas cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho de grande perigo, válido até quarta-feira (30), para áreas de seis estados. 

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O alerta abrange todo o território de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, além de áreas do Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em Cuiabá, os termômetros podem alcançar 41°C no domingo (27) e na segunda-feira (28), enquanto Campo Grande pode chegar aos 40°C na segunda. Em São Paulo, a previsão indica máxima de 32°C no domingo. 

Para caracterizar uma onda de calor, o Inmet considera a ocorrência de temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da média climatológica durante cinco dias consecutivos ou mais.

Segundo o instituto, esse padrão deve se estabelecer em partes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul nos próximos dias. 

A previsão também aponta calor acima da média em outras áreas do país, embora elas não estejam incluídas no aviso vermelho. É o caso de partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Rondônia e Pará, além de outras regiões de Mato Grosso. Nessas áreas, as temperaturas podem subir, mas a previsão não reúne simultaneamente os critérios de intensidade e duração necessários para o aviso de onda de calor emitido pelo Inmet. 

O cenário é provocado por uma combinação de fatores atmosféricos. Uma área de baixa pressão deve se intensificar entre o norte da Argentina e o oeste do Paraguai, favorecendo o transporte de ar quente para o Sul, o Centro-Oeste e parte do Sudeste.

Frente fria e granizo na Bahia

O calor deve perder força a partir de quarta-feira (30), quando uma frente fria poderá avançar pelo centro-sul do país e provocar queda nas temperaturas nas áreas afetadas. 

A primeira onda de calor ocorre poucos dias depois do início da primavera, que começou na terça-feira (22). O instituto também prevê temperaturas elevadas em outras regiões durante a estação, especialmente em áreas do Centro-Oeste e do interior do Nordeste, onde alguns dias podem registrar marcas superiores a 40°C.

A Bahia pode enfrentar uma combinação de calor intenso, chuva forte e possibilidade de granizo nesta quinta-feira (24). Segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), áreas de instabilidade devem se organizar principalmente no Oeste e Sudoeste do estado, com maior possibilidade de ocorrência do fenômeno em municípios próximos à divisa com Minas Gerais.

Apesar de chamar atenção, o granizo não é considerado um fenômeno incomum no Nordeste. De acordo com o Inema, os registros na região geralmente envolvem pedras pequenas, que não costumam provocar danos estruturais.

Chuva de Granizo | Reprodução/Unsplash
Chuva de Granizo | Reprodução/Unsplash
Chuva de Granizo | Reprodução/Unsplash
Chuva de Granizo | Reprodução/Unsplash

Classificação Indicativa: Livre


TagsCentro-Oestefrente friaInmetMato Grosso do Sulminas geraisNordesteonda de calor

Leia também


'Ninguém entra nem sai': Moradores denunciam barracas de ambulantes instaladas na porta de casas em bairro de Salvador


Esposa de Michael Schumacher desabafa sobre acidente do piloto: 'Choro baixinho'