Meio Ambiente
Publicado em 03/03/2026, às 17h55 Cibele Gentil
Uma operação de grande escala contra o tráfico de animais silvestres resultou na prisão em flagrante de um homem em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (3). A Operação Aruana foi deflagrada em cinco estados simultaneamente. No total, a Justiça expediu 45 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão contra 39 investigados.
A mobilização na Bahia integra um esforço nacional liderado pelo Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Polícia Militar Ambiental catarinense. As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente em diversos municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia.
Durante a diligência no município baiano, os agentes apreenderam sete pássaros sem registro, 19 gaiolas, oito alçapões e um aparelho celular que será submetido à perícia técnica. O homem preso em Lauro de Freitas é suspeito de integrar uma organização criminosa investigada por crimes contra a fauna silvestre e falsidade.
A ofensiva local foi coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e com o suporte da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).
Aruana e proteção da biodiversidade
O foco da Operação Aruana é reunir elementos que comprovem a materialidade dos delitos e permitam a identificação dos integrantes da rede criminosa. Além das prisões e apreensões de equipamentos, a força-tarefa prioriza o resgate imediato de animais mantidos em cativeiro de forma irregular, garantindo que recebam atendimento e proteção adequada.
O nome escolhido para a operação possui raízes na língua tupi-guarani. "Aruana" significa "sentinela da natureza", termo que remete à vigilância constante e à preservação do meio ambiente. A palavra também faz alusão às garças e aves que habitam áreas alagadas e simbolizam as vítimas desse mercado clandestino.
Três irmãos são presos acusados de executar homem na frente da esposa
Acusados de abusar menor de idade teriam cometidos outros dois casos de estupro contra adolescentes; polícia investiga