Mundo

Após 15 rodadas de votações, deputado é eleito presidente da Câmara dos Deputados dos EUA

Kevin McCarthy venceu disputa após acordo com a ala trumpista do Partido Republicano  |  Rerodução/Twitter

Publicado em 07/01/2023, às 10h02   Rerodução/Twitter   Cadastrado por Eduardo Dias

O deputado republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos Deputados dos EUA no início da manhã deste sábado (7), após quatro dias e 15 votações. Ele venceu a disputa após um acordo com a ala trumpista do Partido Republicano.

A votação, que ficará marcado na história do país como a primeira vez em mais de 160 anos que um presidente da Câmara não é eleito na primeira votação, só foi resolvido depois de McCarthy ter aceitado fazer grandes concessões ao núcleo de extrema direita do partido, que havia indicado o nome do deputado Matt Gaetz ao cargo.

Da Califórnia, McCarthy, que tem 57 anos, foi eleito por maioria simples e deu fim a um impasse inédito na Câmara, que pode ocasionar uma tensão no Congresso americano nos próximos dois anos. McCarthy passou por 14 adiamentos da votação até ser eleito. 

"É hora de governar com responsabilidade e garantir que colocamos os interesses das famílias americanas em primeiro lugar — disse o presidente Joe Biden após a eleição, afirmando que estava "preparado para trabalhar com os republicanos".

I hope one thing is clear after this week: I will never give up. And I will never give up for you, the American people. https://t.co/uLqPKa1maZ

— Kevin McCarthy (@SpeakerMcCarthy) January 7, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags Estados Unidos Câmara dos Deputados EUA republicano Trump Kevin McCarthy

Leia também


Decisão tomada: Bolsonaro viaja para resort de luxo de Trump e não passará a faixa para Lula


Lula só deve encontrar Biden nos EUA após evento considerado importante; saiba qual