Mundo

Hamas liberta mais quatro mulheres israelenses após mais de um ano em cativeiro

As mulheres são soldados de Israel  |  Reprodução/ CNN

Publicado em 25/01/2025, às 08h38   Reprodução/ CNN   Redação Bnews

Quatro mulheres israelenses foram libertadas pelo Hamas na manhã deste sábado (25), após passarem 15 meses em cativeiro. Elas são soldados e foram sequestradas no dia 7 de outubro de 2023, quando o grupo extremista invadiu à base do Exército de Israel de Nahal Oz, durante um ataque.

Karine Ariev, Daniella Gilboa, Liri Albag e Naama Levy deixaram o cativeiro em carros da Cruz Vermelha. Esta ação faz parte de acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Elas não são as primeiras reféns a serem libertadas pelo Hamas. N último final de semana, duas israelenses e uma britânica com cidadania israelense também foram entregues. Além dessas sete mulheres, mais 26 pessoas devem ser devolvidas à Israel, totalizando 33 previstos.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Nas regras definidas entre Israel e Hamas para o cessar-fogo, com duração de seis semanas, ficou acordado que os 33 reféns israelenses seriam trocados por 737 detentos palestinos. A mediação do acordo foi feita pelo Catar, Egito e Estados Unidos.

Além disso, foi liberado o acesso, por dias, de 600 caminhões com ajuda comunitária para o território palestino. Diante dessas tratativas, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ressaltou, no último sábado (18), que o cessar-fogo é “provisório” e que Israel se dá “ao direito de retomar a guerra se necessário, com o apoio dos Estados Unidos

Classificação Indicativa: Livre


TagsCruz Vermelhaajuda humanitáriarefénsisraelacordoCessar-fogohamasfaixa de gazaCativeirobnewsbenjamin Netanyahureféns israelensesguerra Israel Hamaslibertadasdetentos palestinosmediação Egitomediação CatarLiri AlbagKarine ArievNaama Levyacordo de trocaDaniella Gilboamediação Estados Unidoslibertação mulheres israelensessoldados sequestrados

Leia também


Refém libertada perde dois dedos no ataque do Hamas


Biden detalha acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas em seu último discurso: 'Negociações difíceis'