Mundo

Maior exportador do mundo restringe embarques de arroz e produto pode ficar maia caro; entenda

Medidas da Índia, que responde por 40% do comércio global de arroz, pressionarão ainda mais os países  |  Freepik|

Publicado em 12/09/2022, às 20h22 - Atualizado às 20h30   Freepik|   Redação

Maior país exportador de arroz do mundo, a Índia, restringiu as exportações de variedades-chave que se destinam principalmente à Ásia e à África, ameaçando abalar os mercados agrícolas globais e exacerbar a inflação de alimentos e a fome.

O governo impôs uma taxa de 20% sobre os embarques de arroz branco e integral e proibiu a venda de arroz quebrado no exterior. As restrições se aplicam a cerca de 60% das exportações totais de arroz da Índia, de acordo com cálculos da Bloomberg.

De acordo com a Revista Exame, medidas da Índia, que responde por 40% do comércio global de arroz, pressionarão ainda mais os países que estão lutando com o agravamento da fome e a alta da inflação de alimentos. O arroz é um alimento básico para cerca de metade da população mundial, com a Ásia produzindo e consumindo cerca de 90% da oferta global. O arroz agora é a terceira principal commodity agrícola na Índia a enfrentar restrições nas exportações este ano.

O arroz tem sido subjugado devido aos amplos estoques, ajudando a evitar uma crise alimentar maior. Com o último movimento da Índia, isso pode estar prestes a mudar.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags fome Arroz india exportações bnews ARROZ MAIS CARO

Leia também


Embrapa lança novo método para medir emissão de gás metano em animais


Bolsonaro libera R$ 3,5 bi em emendas de relator após manobra em despesas de ciência e cultura


Entrar em Morro de São Paulo ficará mais caro: veja o novo valor da taxa de Preservação e Uso do Patrimônio