BNews Turismo

Entrar em Morro de São Paulo ficará mais caro: veja o novo valor da taxa de Preservação e Uso do Patrimônio

Bruno Arndt/ Prefeitura de Cairu
O valor, que é pago na entrada da ilha, é utilizado para o cuidado e organização do arquipélago de Cairu  |   Bnews - Divulgação Bruno Arndt/ Prefeitura de Cairu

Publicado em 12/09/2022, às 20h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Cairu, responsável pelo arquipélago onde está inserida a ilha de Morro de São Paulo, informou que a partir de 1º de outubro a taxa de Preservação e Uso do Patrimônio do Arquipélago (Tupa) do local passará custar R$ 30,00. Um aumento de 50% com relação ao valor que é cobrado atualmente, de R$ 20,00.

O valor, que é pago na entrada da ilha, e é utilizado para o cuidado e organização do arquipélago, foi realizado, segundo a Prefeitura, por causa do aumento das despesas para a manutenção e preservação das localidades que compõem o município.

Ainda segundo a gestão, 50% do valor arrecadado será destinado para ações voltadas ao manejo, transbordo, transporte, triagem e compostagem até a destinação final dos resíduos sólidos nas ilhas de Cairu/BA. Além disso, o recurso permanece sendo implementado na manutenção e preservação dos terminais hidroviários, monumentos históricos, praças, vias de acesso, praias e biomas do arquipélago.

A cobrança da TUPA é realizada desde 2019. A taxa é paga uma única vez pelo período de permanência do turista no arquipélago e possui isenção para crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60. Desde agosto de 2021 o seu pagamento pode ser realizado pelo aplicativo Cairu TUP. Desenvolvido pela empresa Cashpago em parceria com a Prefeitura de Cairu, o app tem o intuito de evitar filas e fazer com que os visitantes possam antecipar a realização do serviço antes de chegar na Ilha.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp