Mundo

Presidente alemão diz que EUA ameaçam democracia Global e cobra ação do Brasil

Frank-Walter Steinmeier afirmou que o comportamento dos EUA representam uma segunda ruptura  |  Reprodução/@bundespraesident.steinmeier

Publicado em 08/01/2026, às 14h49   Reprodução/@bundespraesident.steinmeier   Redação Bnews

O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de estar interferindo com a ordem mundial e pediu que outros países enfrentam as ameaças. Segundo ele, a política externa de Trump está transformando o mundo em um “covil de ladrões”.

“Hoje, há a quebra de valores por parte do nosso parceiro mais importante, os EUA, que ajudaram a construir essa ordem mundial”, disse o político.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Steinmeier continuou afirmando que é preciso “impedir que o mundo se transforme em um covil de ladrões, onde os mais inescrupulosos tomam tudo o que querem, onde regiões ou países inteiros são tratados como propriedade de algumas poucas grandes potências”. 

As declarações do político alemão ocorreram durante um simpósio, ocorrido na Alemanha, na quarta-feira (7), dias após a ação militar dos EUA que derrubou o ditador Nicolás Maduro. Após a operação, Trump afirmou que vai comandar a Venezuela. A ação causou tensão na Europa, visto que o presidente norte-americano já havia dito querer anexar a Groenlândia.

Segundo Steinmeier, a democracia global está sob ataque e afirmou que Brasil tem um papel fundamental na defesa dessas ameaças. “É necessária uma intervenção internacional ativa em situações de ameaça. Países como Brasil e Índia precisam ser convencidos a proteger a ordem mundial", disse.

Classificação Indicativa: Livre


Tagspresidentebrasildemocraciaameaçaspolítica externaAlemanhavenezuelasimpósiotensãoNicolás MaduroDonald TrumpFrank-Walter SteinmeierPotênciasAção militarCovil de ladrõesOrdem mundial