Mundo

Saiba o que é a técnica que pode ter causado chuva recorde em Dubai

Com chuva recorde, ruas ficaram inundadas, voos foram interrompidos e muitas árvores caíram  |  Reprodução/GloboNews

Publicado em 18/04/2024, às 09h11   Reprodução/GloboNews   Cadastrado por Daniel Brito

Uma forte tempestade que atingiu na última terça-feira (16) a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, chamou a atenção pela intensidade e pelos transtornos causados. Ruas ficaram inundadas, voos foram interrompidos e muitas árvores caíram.

Segundo a agência de notícias AP, a técnica de "semeadura de nuvens", também conhecida como "chuva artificial" e utilizada pelo governo do país, foi um dos contribuintes para o fenômeno.

Conforme a agência, a semeadura é realizada por meio de voos operados pelo governo que atravessam as nuvens queimando chamas especiais de sal, que podem aumentar a precipitação de chuvas.

Embora os Emirados Árabes Unidos dependam de usinas de dessalinização para obter água potável, elas têm alto consumo de energia para fornecer água e o objetivo da semeadura é  aumentar as águas subterrâneas "escassas e limitadas".

Ainda de acordo com a AP, "dados de rastreamento de voo analisados mostraram que uma aeronave afiliada aos esforços de semeadura de nuvens dos Emirados Árabes Unidos voou pelo país na segunda-feira".

Classificação Indicativa: Livre


Tags recorde Dubai chuva emirados árabes unidos

Leia também


EUA retomam sanções contra Venezuela por cerco de Maduro a opositores


Brasileiro relata agressão e xenofobia na Irlanda: "Não tive tempo de me defender"