BNews Nordeste

Transporte público em Aracaju terá 46 ônibus somente com bilhetagem eletrônica

O pagamento da passagem bilhetagem eletrônica foi implantado no ano de 2007  |  SMTT/Divugação

Publicado em 21/02/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h33   SMTT/Divugação   Redação

Quarenta e seis ônibus de 11 linhas do transporte público de Aracaju passam a ter sistema de bilhetagem totalmente eletrônica, ou seja, não aceitarão mais pagamento em dinheiro (espécie), a partir desta terça-feira (22).

Segundo a prefeitura, a modernização acontece através da Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT), e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).

O pagamento só poderá ser feito com o cartão Mais Aracaju. Segundo o Município, a recarga do cartão pode ser feita de forma online, pelo site do AracajuCard ou app do RecargaPay. Após a recarga, há um prazo de 48 horas para validação. Ao comprar passagens pelo app Recarga Pay, o usuários também têm R$10 de cashback na primeira compra. A novidade foi apresentada na manhã desta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa.

Leia Mais:

Mulher é morta a tiros dentro de casa em Itabaiana
Discussão entre parentes termina com mulher baleada em condomínio
Homem mata vizinha que reclamou do barulho de reforma

O pagamento da passagem dos ônibus do transporte público coletivo de Aracaju e região metropolitana por bilhetagem eletrônica foi implantado no ano de 2007. Segundo o superintendente municipal do Transporte e Trânsito, Renato Telles, a mudança acontecerá de forma tranquila e paulatinamente.

“No total, são 11 linhas que totalizam mais de 160 ônibus, então, começamos de forma planejada, com informação à população, para que as pessoas possam se ajustar e saibam como e onde fazer essa recarga, e dando continuidade à mobilidade. Acontecerá, no primeiro momento, de forma intercalada. Três a quatro ônibus receberão todas as formas de pagamento e um ônibus sinalizado, na frente e nos lados, que receberá somente o cartão Mais Aracaju. É um avanço, como já foi a substituição do papel pelo cartão. É segurança, é agilidade e comodidade para o usuário. A ideia é chegar em todo o sistema, mas de forma tranquila”, reforça Renato.

O presidente do Setransp, Alberto Almeida, destaca a evolução no transporte público. “Os ônibus estão identificados para que a população saiba quais veículos aceitam somente a bilhetagem eletrônica. Nosso objetivo é que as dificuldades sejam as menores possíveis, por isso, focamos na comunicação ampla para facilitar o acesso dos usuários do transporte público de Aracaju”, afirma Alberto.

As mudanças serão implantadas de forma gradual para que os usuários que ainda não possuem o cartão Mais Aracaju possam obtê-lo pelo mesmo valor de uma passagem de ônibus nos mais de 20 pontos de venda físicos ou com um dos 46 agentes comerciais espalhados pela cidade. A perspectiva é que, até abril, sejam 96 pontos de venda.

Os pontos físicos estão no Ceac da Rua do Turista, na Associação Comercial de Sergipe (Acese), na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Shopping Prêmio, Parque Shopping, Terminal Atalaia, Terminal DIA, Terminal Campus (UFS), Terminal Leonel Brizola, Terminal do Mercado, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), e na rede de vendas por ATM, instalados nos bairros Siqueira Campos, Centro, Coroa do Meio, Santos Dumont, Farolândia e Santa Maria, além dos ATMs localizados no bairro Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, e na Barra dos Coqueiros.

Para trazer ainda mais comodidade aos usuários, a partir de agora também será possível efetuar a recarga em pontos de venda instalados em 10 Farmácias do Trabalhador, em vários bairros da cidade.

Linhas de ônibus
Dos 46 ônibus que estarão circulando pela cidade apenas com a bilhetagem eletrônica, 9 são da linha 002-Fernando Collor/DIA, 5 da 003-João Alves/Orlando Dantas, 6 da 004-Santa Maria/Mercado, 4 da 005-Maracaju/DIA, 6 da 007-Fernando Collor/Atalaia, 1 da 031-Eduardo Gomes/Desembargador Maynard, 6 da 061-Marcos Freire/Centro, 4 da 080-Bugio/Atalaia, 1 da 200-Circular Indústria e Comércio 1, 1 da 703-Augusto Franco/Siqueira Campos e 3 da 715-Tijuquinha/Desembargador Maynard.

A escolha das linhas que passam a circular apenas com a bilhetagem eletrônica foi realizada pela SMTT, em conjunto com as empresas de ônibus e o Sindicato das Empresas de Transporte do Município de Aracaju (Setransp), considerando as linhas com maior número de pessoas que já utilizam o cartão Mais Aracaju.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags prefeitura transporte ônibus pagamento Aracaju bilhetagem eletrônica

Leia também


Ford terá sistema de segurança para pets em seus futuros veículos


Deputado denuncia suposta ameaça de morte ao governador de Sergipe


MP recomenda que Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju cobrem comprovante de vacinação dos alunos