BNews Nordeste

Doença do Tatu: Jovem morre aos 17 anos e amigo está em estado grave no Piauí

Fungo entrou em contato com as vítimas no momento da caça nas tocas dos animais  |  Reprodução/TV Gazeta

Publicado em 24/08/2022, às 11h12 - Atualizado às 11h12   Reprodução/TV Gazeta   Redação BNews

A "Doença do Tatu", nome popular dado ao fundo Paracoccidioidomicose (PCM), provocou uma morte em Simões, a 430 km ao Sul de Teresina, de acordo com o "g1". Um adolescente, de 17 anos de idade, foi a óbito na última sexta-feira (19), devido a complicações por causa do PCM. Este óbito corresponde ao segundo originado pela doença no município em quatro anos. 

Além do jovem menor de idade, um irmão e um amigo que estavam ao lado da vítima na ocasião também foram atingidos pelo fungo. Um deles, inclusive, está internado em estado grave no Hospital Justino Luz, em Picos.

A princípio, um homem pode ser infectado ao entrar em contato com os esporos do fungo e respirar a substância que é externalizada pelo buraco contaminado. No entanto, a doença não possui caráter contagioso e nem é transmitida de humano para humano ou de animal para humano. 

Ainda segundo o site, a secretária de saúde do município, Isamaria Dantas, explicou que, no período de cerca de um mês, os três jovens saíram para caçar tatu. Em seguida, eles apresentaram falta de ar e febre, assim como sintomas da doença. "Quando eles procuraram o hospital, informaram que tinham caçado tatu e que poderiam estar com a doença", relatou.

Já o irmão da vítima apresentou sintomas mais leves e está em Teresina (PI) onde realiza acompanhamento ambulatorial, enquanto o amigo deles se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Picos e seu estado é tido como grave. 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags morte adolescente PCM caso simões Sul de Teresina Doença do Tatu

Leia também


Epidemia de arboviroses tem fim anunciado em Rio Grande do Norte, indica Sesap


Gripe do tomate: Conheça os sintomas da doença surgida na Índia


Brasil registra 5 mil novos casos e 113 óbitos por covid-19