BNews Nordeste

Justiça manda fechar cemitério à beira-mar após cenário “desastroso” com ossadas expostas

Promotor destaca a exposição de restos mortais e a falta de licenciamento ambiental como fatores críticos para a ação judicial  |  Divulgação/MPEAL

Publicado em 17/06/2026, às 07h47 - Atualizado às 11h58   Divulgação/MPEAL   Redação Bnews

O Cemitério Municipal do Pontal do Peba, em Alagoas, teve as atividades suspensas por determinação da Justiça, que proibiu novos enterros e ordenou a interrupção das rotinas no local. A decisão atende a um pedido de tutela de urgência do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), após a constatação de irregularidades graves durante fiscalização.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo o MPE/AL, foram identificados problemas como exposição de restos mortais, ausência de licenciamento ambiental e riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

O promotor João Batista Filho, autor da ação, classificou a situação como extrema e resultado de abandono:

“A situação é desastrosa, de total descaso, de desrespeito à população, verificamos exposição de ossadas e restos mortais, não há um sistema que gerencie os resíduos cemiteriais, tampouco o esgotamento sanitário. O Ministério Público também constatou ilegalidade no tocante às condições de trabalhos dos funcionários, ou seja, há um conjunto de irregularidades, e houve a necessidade de agirmos, pedindo urgência para evitar um mal maior. Pois além de se atropelar a dignidade da população, a situação atual pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente. A Justiça entendeu a gravidade e foi favorável em sua sentença”, afirmou.

Na decisão, o juiz Edmilson Neto estabeleceu uma série de medidas obrigatórias para o município, com prazos definidos:

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 150 mil, com destinação ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA/AL).

Até que um novo cemitério esteja em funcionamento, os sepultamentos deverão ser realizados na sede do município, com transporte garantido pela prefeitura tanto para o corpo quanto para os familiares.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsmeio ambienteJustiçaAlagoasfiscalizaçãoRestos Mortaissaúde públicasepultamentosCemitéro

Leia também


Fim do sigilo: Imagens mostram membro do clã Vorcaro fugindo em carrinho de golfe 18 minutos antes de batida da PF em Trancoso


Aladilce Souza diz que Bruno Reis quer chantagear vereadores para aprovar subsídio do transporte