BNews Nordeste

A MARRETADA: Donos de casas de veraneio impedem acesso à praia e moradores reagem

Essa é a segunda vez que moradores são impedidos por donos de casas de veraneio de frequentarem praia  |  Twitter / @katarinagmoraes

Publicado em 23/12/2022, às 09h21 - Atualizado às 09h21   Twitter / @katarinagmoraes   Redação

Donos de casas de veraneio, localizadas nas imediações da Praia de Serrambi, no município de Ipojuca (PE), tentaram mais uma vez impedir o acesso de moradores ao paraíso natural. Para evitar o acesso da população, manilhas foram instaladas nos acessos. Revoltados com a situação, moradores quebraram as manilhas a marretadas.

Essa não é a primeira vez que tentam impedir o acesso de moradores da região à Praia de Serrambi. Em outra oportunidade, correntes foram instaladas nos mesmos locais. Após o episódio, há um ano, o Ministério Público Federal (MPF) determinou que as correntes fossem retiradas e o acesso liberado.

De acordo com o Código Civil brasileiro, o acesso à praia -que é área de Marinha- é um direito de todos. Por isso, nenhum proprietário de imóvel à beira-mar pode fechar uma praia, impedindo o acesso de outras pessoas.

A lei obriga a abrir uma "servidão de passagem", termo jurídico que significa passagem, para uso do público, por um terreno que é propriedade particular. A norma é aplicada ainda aos condomínios litorâneos, que não podem ter praias privadas.

A rua é via pública para circulação, sob a responsabilidade do Município, e não podem ser fechadas, a não ser em casos excepcionais. Os moradores dos loteamentos podem ter esquemas de segurança, mas jamais fecharem as ruas.

Donos de casas de veraneio em Serrambi, Litoral Sul de PE, instalaram manilhas para impedir o acesso à praia da população nativa um ano após o MPF determinar a retirada de correntes que tinham o mesmo objetivo.

A comunidade local se revoltou e quebrou tudo a marteladas. pic.twitter.com/RJDAXfSIyV

— Katarina Moraes (@katarinagmoraes) December 22, 2022

 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags praia MPF Ministério Público Federal turismo Pernambuco Ipojuca Praia de Serrambi