BNews Nordeste

Nível de alerta sobre colapso de mina reduz em cidade; saiba onde

O alerta saiu de máximo para apenas “alerta” em cidade brasileira  |  Joédson Alves/Agência Brasil

Publicado em 06/01/2024, às 08h50   Joédson Alves/Agência Brasil   Pedro Moraes

O status da mina da Braskem, na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, recebeu uma nova marcação. Isso porque, nesta terça-feira (5), a Defesa Civil local reduziu o alerta de “máximo” para apenas “alerta” em relação ao risco de rompimento ao local de extração de sal-gema da empresa, situado no bairro do Mutange. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A mudança indica que a velocidade do afundamento do solo no local saiu de 0,26 cm/h para 0,27 cm/h. Por meio de uma postagem nas redes sociais, o prefeito JHC (PL) indicou que, na prática, Maceió ainda necessita de atenção. A princípio, desde o dia 30 de novembro, o solo cedeu 1,87 m. 

Do contrário, as regras de segurança permanecem as mesmas. Segundo o órgão, é fundamental que as pessoas não circulem pela área onde está localizada a mina. Já as outras 34 minas que a empresa possuía não correm risco de rompimento. A mina no Mutange corresponde a de número 18. 

Por fim, a Defesa Civil indica que não há mais risco para a população já que as moradias ocupadas estão a uma distância segura do local da mina. Sob ordem judicial, as que ainda estavam ocupadas foram evacuadas.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags alerta Alagoas mina Braskem colapso Maceió bnews nordeste

Leia também


Velocidade de afundamento de mina em Maceió diminui


PF mira Braskem em investigação sobre afundamento de bairros em Maceió


Dano causado pela Braskem em Maceió “é impagável, irrecuperável”, afirma JHC