BNews Nordeste

Prefeitura de Aracaju apresenta PL que pode diminuir impacto em reajuste de tarifa de ônibus em 2022

PL foi encaminhado à Câmara Municipal e será votado pelos vereadores  |  Reprodução/PMA/Ana Lícia Menezes

Publicado em 07/12/2021, às 17h38   Reprodução/PMA/Ana Lícia Menezes   Redação BNews

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) apresentou um Projeto de Lei que revoga o percentual de 2% da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), embutido na tarifa do transporte coletivo da capital sergipana. A propositura, assinada pelo gestor de Aracaju, nesta segunda-feira (6), em solenidade no Centro Administrativo, tem como foco diminuir o impacto de um eventual reajuste tarifário em 2022. Após ser assinado por Edvaldo, o PL foi encaminhado à Câmara Municipal para ser apreciado e votado pelos vereadores.

De acordo com a prefeitura, o projeto beneficiaria diretamente os aracajuanos que utilizam diariamente o sistema de transporte público. Nogueira destacou: “É um projeto extremamente importante. A Prefeitura está revogando, zerando a taxa de gerenciamento que incide sobre o valor arrecadado pelas empresas do transporte público e que é destinado para a SMTT administrar os terminais. Com isso, estamos assumindo esse custo e passaremos a arcar, com recursos próprios da administração municipal, para que no ano que vem, quando forem feitos os cálculos para um novo reajuste da tarifa, esse valor não esteja embutido. A Prefeitura está fazendo a sua parte, no sentido de contribuir para que a população que mais precisa do transporte público, não seja ainda mais afetada, por reajustes, no ano que vem”.

Leia Mais:

Rodoviários demitidos protestam em frente à prefeitura de Aracaju
Empresário explica demissão de mais de 250 rodoviários em Aracaju

O gestor, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), lembrou, ainda, a mobilização que ocorrerá em Brasília, na próxima quarta-feira (8), com a participação de prefeitos de todo o país, solicitando o auxílio do governo federal para o transporte público do país.

Segundo o gestor, a taxa representa R$ 0,09 na tarifa da passagem paga pelo usuário do sistema, que atualmente custa R$ 4. “É com esse dinheiro que nós gerenciamos os terminais e pagamos aos servidores terceirizados dessa área”, contou.

“A previsão é que em 2022 haja aumento da passagem, que está há dois anos sem reajuste. “Não significa que vai baixar nove centavos [da tarifa de passagem] não. É para não aumentar muito ano que vem”, disse Nogueira.

Acompanhe o BNews Sergipe também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara taxa PL tarifa Aracaju projeto de lei transporte público

Leia também


Pela primeira vez na região Nordeste, Prêmio Brasil Olímpico acontece em Aracaju nesta terça (7)


Funcionária denuncia patroa por cárcere privado em Aracaju: “Absurdo o que fez comigo”


Confusão termina com homem morto, policial agredido e outro baleado em Batalhão da PM