BNews Nordeste

Senador de Sergipe cita golpe do TSE contra Valmir de Francisquinho, após reviravolta sobre eleições ao governo

Valmir de Francisquinho teve decisão do TSE favorável contra inelegibilidade nas eleições ao governo de Sergipe  |  Foto: Reprodução/Instagram/@valmirdesergipe

Publicado em 13/10/2022, às 14h00   Foto: Reprodução/Instagram/@valmirdesergipe   Thiago Conceição

O candidato ao governo Valmir de Francisquinho (PL), o mais votado nas eleições de Sergipe, com 457.922 votos contabilizados, estava inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Ele tentou até a véspera da eleição um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estar na disputa, mas não conseguiu. Agora, por seis votos contra um, o TSE derrubou nesta quinta-feira (13) a inelegibilidade do ex-prefeito de Itabaiana, causando a revolta de um senador sergipano.

“O TSE acaba de certificar sua própria desmoralização. Depois de negar registro às vésperas da eleição para o candidato mais votado ao governo em Sergipe, agora a corte devolve sua condição de elegível. É uma vergonha esse flagrante golpe contra a vontade dos sergipanos”, disse Alessandro Vieira.

O @TSEjusbr acaba de certificar sua própria desmoralização. Depois de negar registro às vésperas da eleição para o candidato mais votado ao governo em Sergipe, agora a corte devolve sua condição de elegível. É uma vergonha esse flagrante golpe contra a vontade dos sergipanos.

— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) October 13, 2022

Valmir de Francisquinho é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado. No entanto, apesar de ser bolsonarista declarado, ele declarou apoio ao PT de Rogério Carvalho no segundo das eleições sergipanas.

Os que criticam Valmir foram pra Fábio. E porque eles não ficaram neutros? Foram barganhar o quê no governo? Então só Valmir é que tinha que ser neutro?

— Valmir de Francisquinho (@valmirdesergipe) October 13, 2022

A decisão do TSE ocorreu após as eleições seguirem em segundo turno com os candidatos Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). A reportagem do BNews mostrou como ficou o cenário com a recente decisão do TSE.

Classificação Indicativa: Livre


Tags eleição TSE eleições Tribunal Superior Eleitoral Sergipe PL Jair Bolsonaro bolsonaro bolsonarismo rogério carvalho fábio mitidieri valmir de francisquinho

Leia também


Lula em Sergipe: Petista faz ataques a Bolsonaro em ofensiva de campanha; assista


Governador afastado de AL tem patrimônio ‘exorbitante’, revela relatório da PF


Caso Genivaldo: PRFs envolvidos em morte já receberam R$ 267 mil após homicídio