Polícia

Empresa de armas e munições é alvo de operação de combate à sonegação fiscal

A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão em Salvador, expedidos pela 1ª Vara Criminal   |  Agência Brasil

Publicado em 27/11/2019, às 07h58   Agência Brasil   Redação BNews

Uma empresa do ramo de venda de armas e munições acusada de dever mais R$ 50 milhões aos cofres públicos é alvo da Operação Enyo, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), pelo Ministério Público do Estado. A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão em Salvador, expedidos pela 1ª Vara Criminal. 

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a empresa, que vinha sendo monitorada desde 2016 pelo trânsito de mercadorias, já havia sido autuada e notificada inúmeras vezes pela falta de recolhimento de impostos em suas operações comerciais de armas e munições. A dívida chega a R$ 50,12 milhões, mas o valor pode ser maior, já que as saídas de mercadorias se davam através de notas fiscais emitidas manualmente, fora do controle eletrônico da fiscalização.

A empresa ainda é acusada de comercializar mervadorias sem emissão de documento fiscal, mercadoria sem comprovação de origem e interposição fictícia de pessoas (uso de “laranjas”).  

Ainda de acordo com as divulgações da Sefaz, participam da operação cinco promotores de Justiça, cinco delegados de Polícia, 12 servidores da Sefaz, 18 policiais civis, dois servidores da Polícia Fazendária, além de uma frota de viaturas. Uma entrevista coletiva sobre a operação está marcada para hoje, às 10h30, na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Sefaz imposto sonegação