Polícia
Publicado em 14/04/2026, às 19h59 Reprodução / Polícia Civil do Rio Leonardo Oliveira
Um vendedor ambulante foi preso na tarde desta terça-feira (14) depois de tentar vender um churrasquinho para uma turista britânica por R$ 10 mil, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, o homem identificado como Caio Alencar tentou aplicar o golpe após anunciar a vítima que o prato custava R$ 100.
Agentes da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) realizaram a prisão em flagrante, na altura do posto 5. Segundo as investigações, trata-se de um esquema de fraudes no qual o suspeito fazia parte, que busca aplicar golpes contra turistas estrangeiros que frequentam o local, sobretudo Copacabana e Ipanema.
De acordo com a polícia, além do suspeito, um comparsa participou do golpe realizando a operação da máquina de cartão. No caso, o equipamento era manipulado para registrar um valor bem acima do valor informado à vítima.
Como funciona o esquema
As investigações revelam que os golpistas abordam turistas disponibilizando produtos como bebidas, cigarros e alimentos por preços já inflacionados. No momento do pagamento, os criminosos realizam cobranças abusivas, sem que as vítimas percebam imediatamente.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
A Polícia Civil conseguiu identificar diversos casos parecidos que envolvem estrangeiros, além de prejuízos significativos. As apurações continuam para identificar outros integrantes do esquema e rastrear a movimentação financeira das fraudes.
Preso por matar professora em briga por futebol na Bahia revela o que aconteceu antes do crime
VÍDEO: Estudante de Direito é flagrado agredindo homem em situação de rua com arma de choque