Polícia

Após araras baianas serem encontradas na África, PF deflagra operação

As araras, endêmicas do norte baiano, foram encontradas na costa do Togo  |  Reprodução/Redes sociais

Publicado em 27/03/2024, às 11h38   Reprodução/Redes sociais   Redação BNews

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (27) durante uma operação da Polícia Federal deflagrada para combater o tráfico internacional de animais.

As investigações que desencadearam os mandados tiveram início após 12 araras-azuis-de-lear, aves apenas encontradas na região do norte baiano, serem encontradas em fevereiro deste ano em uma embarcação na costa do Togo, país da África Ocidental.

Os locais onde foram cumpridos os mandados não foram informados. Além das araras, também foram encontrados 17 micos-leões-dourados, endêmicos da mata atlântica do Rio de Janeiro. Os animais deixaram a costa brasileira com destino a Benin, também na África.

As araras e os micos, vítimas do tráfico internacional, foram repatriados ao Brasil, em ação conjunta do Ibama com a PF, tendo sido encaminhados a centros de reabilitação, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Conforme a instituição policial, os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de animais, maus-tratos de animais e organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal PF operação tráfico de animais silvestres arara azul araras azuis

Leia também


Três homens morrem após confronto com a Rondesp no Subúrbio de Salvador


Filho ajuda mãe que passou mal durante banho, padrasto vê 'maldade' e o mata a tiros