Polícia

Empresário é suspeito de criar empresas de fachada e sonegar mais de R$ 180 milhões

Empresário é considerado líder de grupo criminoso e está foragido da Justiça  |  Divulgação/MPRN

Publicado em 06/06/2023, às 09h31   Divulgação/MPRN   Redação BNews

Um empresário do ramo atacadista de alimentos no Rio Grande do Norte é suspeito de liderar um grupo criminoso que atua com lavagem de dinheiro. Deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta segunda-feira (5), a operação investiga um esquema de sonegação fiscal que já gerou prejuízos em mais de R$ 180 milhões aos cofres públicos.

Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o empresário, mas o homem não foi localizado e é considerado foragido de Justiça. A operação da MPRN já cumpriu 19 mandados judiciais nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, Montanhas e Nova Cruz.

O MP constatou, com base em dados repassados pela Secretaria Estadual de Tributação, que o esquema criminoso de sonegação fiscal organizado pelo empresário operava com a criação de empresas de fachada em nome de “laranjas” para realizar compras de mercadorias e, em seguida, sonegar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Pelo apurado pelo MPRN, ao menos 12 empresas de fachada foram criadas pelo empresário em nome de "laranjas". Essas empresas de fachada possuem débitos milionários com o estado.

O empresário investigado é titular ou sócio em outras seis empresas. Nenhuma delas com débitos na Secretaria Estadual de Tributação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags investigação Ministério Público empresário rio grande do norte operação icms sonegação

Leia também


Operações miram grupos de extermínio e mineração ilegal na BA; policiais estão envolvidos


VÍDEO: Idosa chama vizinho de "viado velho", atira pedras e briga acaba na delegacia


Batalhão de Polícia de Reforço Operacional: Entenda a importância e as novidades que estão por vir