Polícia

Extradição de Thiago Brennand pode demorar; veja motivo

Brennand foi preso pela Interpol em Dubai e era considerado foragido da Justiça brasileira desde 23 de setembro,  |  Reprodução/ Instagram @thiagobrennandfv

Publicado em 14/10/2022, às 18h03   Reprodução/ Instagram @thiagobrennandfv   Cadastrado por Letícia Rastelly

Preso nesta quinta-feira (13), em Abu Dhabi, o empresário Thiago Brennand pode demorar para ser recambiado ao Brasil, por causa de uma questão burocrática. O tratado de extradição entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos foi assinado pelos governos em março de 2019, mas, desde então, não saiu da pela Câmara dos Deputados. Somente quando passar pelo Legislativo e for sancionado pela Presidência da República, ele terá validade.

De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, que entrevistou alguns especialistas, o Brasil deverá recorrer a vias diplomáticas ou a um acordo de princípio de reciprocidade com os Emirados Árabes –neste caso, o governo brasileiro teria de fazer o mesmo se houver um pedido de extradição do outro país. "Observando, por óbvio, o que foi negociado no tratado, mas que ainda não está em vigor no Brasil", afirma o advogado Rui Aurélio de Lacerda Badaró, integrante da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo, sobre um acordo. Segundo Badaró, se não houver entraves, o processo de extradição poderá exigir de 3 a 6 meses para ser concluído. Porém, se surgirem dificuldades pelo caminho, esse tempo poderá passar de um ano.

O caso

Brennand foi preso pela Interpol em Dubai e era considerado foragido da Justiça brasileira desde 23 de setembro, quando teve a prisão preventiva decretada pelas autoridades brasileiras, após ele aparecer em um vídeo agredindo uma modelo dentro de uma academia de luxo, em São Paulo.

Depois que o caso da modelo veio à tona, ao menos outras 11 vítimas foram ouvidas pelo MP. Ao órgão, elas denunciaram o empresário por outros crimes. Nove dessas denúncias seriam por estupro. Três das vítimas afirmam que o suspeito as obrigou a tatuar as iniciais dele em seus corpos. Um desses casos foi revelado pelo programa Fantástico, da TV Globo.

 

Mulher é agredida em academia de luxo pic.twitter.com/guLUnrLjVq

— BNews (@bnews_oficial) August 29, 2022

Classificação Indicativa: Livre


Tags Dubai Emirados Árabes extradição Thiago Brennand

Leia também


TRE afasta Pedro Godinho de julgamento após episódio do carro com propaganda de ACM Neto


Pai que levava filha de 10 anos para ser estuprada é preso em Recife