Polícia

Movimento denuncia ataque a povos indígenas por causa de disputa de terras no sul da Bahia

Os ataques aos indígenas teriam começado quando foi reivindicada uma fazenda em uma área demarcada, que aguarda homologação da Justiça  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 17/08/2022, às 22h58   Reprodução/Redes Sociais   Redação BNews

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) denunciou, nesta quarta-feira (17), um ataque promovido por pistoleiros a indígenas do povo Pataxó da Aldeia Barra Velha, em Porto Seguro, no sul do Estado. De acordo com o grupo, eles agem a mando de fazendeiros da região desde que foi reivindicada uma fazenda em uma área demarcada, que aguarda homologação do Ministério da Justiça. O local fica na divisa da reserva Monte Pascoal.

Segundo o Movimento, aproximadamente 200 pessoas de diversas comunidades ao redor do Parque estão cercadas, em uma área próxima à fazenda Brasília, local reivindicado pelo povo Pataxó. Pelas imagens disponibilizadas nas redes sociais é possível ouvir os tiros, que estão sendo disparados próximos a uma escola da região.

Procurada pela Redação do BNews, a Prefeitura de Porto Seguro afirmou que a questão "não é de competência da gestão municipal". "Quem trata das aldeias, de demandas dos indígenas, é a Justiça, a Polícia Federal, a Funai. Não é uma competência da Prefeitura de Porto Seguro (...) ", alegou Cezar Aguiar, secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura, ao afirmar que se trata de uma situação "judicial" e que precisa de acompahamento da Polícia Militar.

Já a Polícia Militar informou que a unidade responsável pelo policiamento na região, a 7ª CIPM, ainda não constatou o fato. Ainda segundo a corporação, a área é de difícil acesso e não possui sinal de internet.

 

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Porto Seguro sul da Bahia Pataxós fazendas aldeia indígenas Pistoleiros

Leia também


Internautas relacionam roupa usada por Ana Maria Braga a posicionamento político


Solteiro, Neymar se irrita com exposição de flerte: ‘Não sou sujo’