☰
✕

Polícia

Operação de alcance internacional mira organização criminosa que planejava executar dois delegados da Polícia Civil

Grupo criminoso monitorava rotina de delegados e planejava atentados durante eventos públicos  |  Divulgação | SSP-PI

Publicado em 28/09/2026, às 10h47 - Atualizado às 11h02   Divulgação | SSP-PI   Redação Bnews

Dez integrantes de uma organização criminosa responsável por planejar a execução dos delegados Charles Pessoa e Ayslan Magalhães, da Polícia Civil do Piauí (PCPI), são alvos de uma operação deflagrada nesta segunda-feira (28).

Conforme informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do PI, o grupo destinou cerca de R$ 1 milhão ao planejamento dos atentados, incluindo a contratação de executores de outro estado e a disponibilização de armamentos, veículos e imóvel de apoio.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a instituição, o plano começou a ser estruturado após diveras ações das forças de segurança provocarem prejuízos milionários ao tráfico de drogas no Norte do Piauí. "Entre essas ações está uma operação realizada em Bom Princípio do Piauí, onde aproximadamente 1 tonelada de entorpecentes, predominantemente cocaína, foi apreendida em uma propriedade rural. Parte da droga estava escondida em recipientes e tambores enterrados".

Grupo monitorava passos de delegado

Durante as investigações, as equipes policiais descobriram que a organização monitorava a rotina do delegado Charles Pessoa, principalmente na academia que ele frequentava, acompanhando seus deslocamentos e atividades. "Os criminosos acompanhavam a divulgação da agenda do delegado e planejavam aproveitar os compromissos públicos na campanha eleitoral, quando ele estaria mais exposto, para praticarem um atentado", disse a SSP-PI.

Ainda de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o bando planejava atentar contra a vida de Charles Pessoa durante um ato político na última quinta-feira (24), no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina.

"O serviço de inteligência descobriu previamente que a organização planejava executar o atentado durante o evento. A informação levou as forças de segurança a deflagrarem uma operação no dia do ato político, objetivando impedir o ataque".

Estrutura do grupo criminoso

Informações divulfas pelo órgão apontam que, entre os investigados está A.A.S., conhecido como “Pavão”,  e apontado como integrante de um núcleo familiar identificado nas investigações como parte relevante da estrutura de liderança da organização criminosa.

Já a coordenação operacional do plano teria sido atribuída a J.V.C., conhecido como “Meia-Noite”. "Segundo as apurações, ele teria a função de selecionar executores provenientes de Fortaleza (CE) e providenciar a estrutura necessária para a ação"

C.N.F., conhecido como “Barba”, é investigado por supostamente atuar na transmissão e acompanhamento de determinações. Já A.D.P.N., conhecido como “Fantasmão”, teria participação no suporte logístico e operacional e na articulação entre integrantes do grupo no Piauí.

Também é investigado A.L.F.S., conhecido como “André da Ilha”, apontado como integrante da estrutura criminosa.

"As investigações indicaram ainda que integrantes da organização continuavam exercendo funções dentro do grupo mesmo após ingressarem no sistema prisional, com determinações sendo transmitidas a intermediários em liberdade", detalhou a SSP-PI.

Ramificações internacionais

Também de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o avanço das apurações revelou conexões que ultrapassam as fronteiras do Piauí e do Brasil. Há elementos indicando a presença de investigados no exterior e vínculos com estruturas relacionadas ao tráfico de drogas, com ramificações na Bolívia e no Uruguai.

A operação busca cumprir as medidas judiciais determinadas, desarticular a estrutura investigada e identificar outros possíveis envolvidos.

ASSISTA:

Classificação Indicativa: Livre


TagsAyslan magalhãesBolíviaCharles pessoadelegadosoperaçãopiauíplaneja morte de delegadosUruguai

Leia também


Real Time Big Data aponta Rui Costa na liderança da corrida ao Senado na Bahia


Estudante morre após se afogar em rio no extremo sul da Bahia