Polícia

PF vai às ruas para prender quem não recadastrou armas e tem mandado de prisão por crimes violentos

Os donos de armas de fogo tinham até esta quarta-feira (3) para recadastrar os objetos em sistema federal  |  Ilustrativa/Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 04/05/2023, às 08h45   Ilustrativa/Divulgação/Polícia Federal   Cadastrado por Pedro Moraes

Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (4), tem por intuito prender indivíduos que não cumpriram com o prazo do recadastramento de armas de fogo, finalizado nesta quarta (3). Nesse mesmo grupo de investigados, a instituição também projeta prender pessoas que possuem mandados de prisão em aberto por crimes violentos.

"Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF", indicou o ministro da Justiça em uma rede social.

Cerca de 942.001 armas haviam sido registradas, até às 18h30 desta quarta. A princípio, o número superou o total de armas registradas anteriormente no Sigma, sistema mantido pelo Exército (933.233). Apesar disso, o balanço definitivo pode ser divulgado pelo ministério ainda nesta quinta. 

Vale mencionar que o governo federal centralizou os cadastros. Anteriormente, eles eram repartidos entre sistemas da Polícia Federal e do Exército, ainda conforme a publicação. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal recadastramento armas de fogo operação BNews Polícia CACs

Leia também


Deputado bolsonarista quer que Flávio Dino explique prisão de Mauro Cid


Bolsonaro chora ao falar da operação da Polícia Federal; veja vídeo


URGENTE: Após prender aliado, Polícia Federal faz buscas na casa de Bolsonaro