Polícia

PMs são condenados a 54 anos de prisão por morte de seis pessoas

Na época, PMs registraram morte como 'auto de resistência'  |  Reprodução/Google Street View

Publicado em 09/11/2023, às 14h27   Reprodução/Google Street View   Cadastrado por Sanny Santana

Três policiais militares foram condenados a 54 anos de prisão por seis mortes ocorridas em abril de 2009, no Morro da Coroa, no Catumbi, na região central do Rio de Janeiro. Os PMs também perderam seus cargos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
 

Conforme o Ministério Público do Rio (MP-RJ), os agentes agiram com "violência desnecessária, sem que tivesse sido comprovado que os mesmos teriam sofrido ataque durante a incursão". Na época, as mortes foram registradas pelos PMs como 'auto de resistência', ou seja, teriam resistido à prisão e trocado tiros.

O crime aconteceu em 2 de abril de 2009. Um dos mortos foi identificado como Josenildo Estanislau dos Santos, de 42 anos, que trabalhava como lanterneiro. Outras cinco pessoas foram mortas na ocasião e, desde então, a PM afirmou que as vítimas eram criminosos que morreram em confronto com os militares.

As vítimas chegaram a ser levados ao Hospital municipal Souza Aguiar, mas chegaram à unidade já sem vida. A ação que matou os seis homens era uma operação conjunta contra o tráfico de drogas, realizada por agentes do 1º BPM (Estácio) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícia polícia militar Rio de Janeiro Ministério Público PM

Leia também


EUA doam 400 câmeras para uniformes policiais ao Brasil


Líder de facção é morto em confronto com a PM no bairro de Fazenda Grande