Polícia

Polêmica: facções recebem treinamento profissional; assista

Policial e desembargador explicam como ex-militares entram na vida do crime e treinam facções  |  Reprodução

Publicado em 20/10/2023, às 19h46 - Atualizado às 20h37   Reprodução   Pauliane Araújo e Victória Valentina

As facções criminosas de todo o país estão cada vez mais preparadas para bater de frente com as forças policiais. Na Bahia, e principalmente em Salvador, os moradores das comunidades ficam reféns da criminalidade. Mesmo com diversas operações certeiras das polícias civil, militar e federal para prender as lideranças e desarticular as facções, os grupos parecem estar muito bem treinados para o enfrentamento.

Diversos grupos estão recebendo treinamentos militares, além de estarem carregados com armamentos pesados. Em entrevista ao podcast PodZé, da BNews TV, o policial civil e coordenador da CORE, Douglas Pithon, revelou que muitos grupos são preparados por ex-militares, que ingressaram para a vida do crime.

A média anual de baixas nas forças armadas no país é de 70 a 80 mil pessoas. Uma parte consegue continuar servindo no exército depois do serviço militar. Uma outra parte, no entanto, que não é absorvida pelo mercado de trabalho formal, acaba no mundo do crime.

Segundo o desembargador Geder Luiz Gomes, essa realidade é histórica e já acontece há cerca de 30 anos. "O que se evidencia no serviço oferecido por essas pessoas é um tecnicismo perigoso, porque, por exemplo, o tráfico normalmente compra todo tipo de armamento, agora não, está sendo seletivo nessa compra. Os deslocamentos já estão sendo feitos dentro das comunidades com toda uma formação militar, em silêncio, em grupo, de forma camuflada, sem deixar vestígios (...) Já há um profissionalismo muito grande feito pelo crime organizado, exatamente a partir do ensinamento do próprio estado, que treina essas pessoas nas forças armadas", explica.

Assista à reportagem do BNews:

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Polícia criminalidade bnews Facções Criminosas

Leia também


Funcionário furta rádios de empresa e tenta verder para o tráfico, mas acaba se dando mal


BA: homem é condenado a mais de 14 anos de prisão por exploração sexual e estupro de adolescentes