Polícia

Polícia descobre que adolescente usava perfis falsos para se passar por autoridades da Bahia e publicar mensagens ofensivas

Investigações começaram em dezembro de 2025, após a identificação de perfis falsos usados em plataformas de mensagens  |  Divulgação | PCBA

Publicado em 24/04/2026, às 09h53 - Atualizado às 09h58   Divulgação | PCBA   Redação Bnews

Um adolescente - apontado como responsável por contas digitais fraudulentas usadas para ofender autoridades públicas nas redes sociais - foi alvo de uma operação da Polícia Civil da Bahia, nesta sexta-feira (24).

Segundo a instituição, em um dos perfis falsos, o menor, que mora no bairro do Barro Preto, em Salvador, utilizava indevidamente o nome e a imagem oficial de um secretário de Estado para publicar mensagens ofensivas e de cunho indecoroso em um grupo de discussão política, simulando que as manifestações partiam da própria autoridade pública.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

As investigações foram iniciadas  em dezembro de 2025, após a identificação do perfil fraudulento que era usado em uma plataforma de mensagens. "Durante as diligências, também foi constatado que o investigado mantinha outros perfis falsos, inclusive utilizando o nome de uma autoridade do Poder Executivo do município. Em redes sociais, o adolescente se apresentava como desenvolvedor de IA especializado em investigações digitais”, detalhou a PCBA.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo dois no município de Barro Preto e um em Itabuna, no sul da Bahia. O aparelho celular do adolescente foi apreendido e passará por perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ele responderá por atos infracionais análogos aos crimes de difamação qualificada em rede social e falsa identidade. O procedimento será encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), responsável pela adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Classificação Indicativa: Livre


TagsSalvadoradolescenteredes sociaisBarro Pretosecretário de Estadooperação fantasmaMensagens ofensivasAutoridades públicas

Leia também


Tadeu Schmidt aparece abatido após fim do BBB 26: "Cansaço"


Meta demite 8 mil funcionários e motivo surpreende; saiba o que aconteceu