Polícia

Polícia mira lideranças de facção envolvida com lavagem de dinheiro e esquema de drogas e armas no sudoeste da Bahia

A operação contou com apoio de diversas delegacias  |  Divulgação

Publicado em 17/03/2026, às 10h22   Divulgação   Redação Bnews

Uma ofensiva da Polícia Civil da Bahia colocou no radar as lideranças de uma organização criminosa e o núcleo responsável por lavagem de dinheiro, distribuição de entorpecentes e comércio ilegal de armas de fogo em Vitória da Conquista e região. A ação, batizada de Operação Pecten, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (17).

Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em imóveis nos bairros Avenida Integração, Brasil, Centro Industrial, Ibirapuera e Alegria. Segundo a polícia, o grupo tem atuação direta no tráfico de drogas e ligação com crimes violentos no sudoeste baiano.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Durante as diligências, os investigadores apreenderam R$ 150.660 em espécie, além de celulares e documentos que, de acordo com a corporação, ajudam a mapear o funcionamento financeiro e logístico da facção.

Em um dos endereços, um revólver foi localizado. Um homem de 35 anos acabou preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Já uma das principais lideranças, apontada como responsável pela distribuição de drogas e armas, teve a prisão preventiva decretada, mas não foi encontrada e é considerada foragida.

Estrutura do grupo
As investigações começaram ainda em 2025 e são conduzidas pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), ligada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC). O trabalho identificou uma organização estruturada, com divisão clara de funções — desde a gestão de recursos ilícitos até a distribuição de drogas e armamentos.

De acordo com a apuração, integrantes do grupo também têm participação, direta ou indireta, em homicídios relacionados à disputa pelo controle do tráfico na região.

Apoio operacional
A operação contou com reforço da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Vitória da Conquista), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, do Departamento Especializado de Investigações Criminais e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, além das Delegacias Territoriais de Barra do Choça e Anagé.

A Polícia Civil segue analisando o material apreendido para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos no esquema.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaVitória da Conquistaoperação policiallavagem dinheirofacção Bahia

Leia também


Perseguição policial termina com PM morto após viatura capotar; outros dois ficaram feridos


Força-tarefa captura dois caciques foragidos e apreende fuzil no extremo sul da Bahia


Médica francesa é morta e colocada em mala por namorado brasileiro; suspeito é encontrado decapitado


PF nas ruas: Operação mira gestão da ex-prefeita de Lauro de Freitas e cumpre mandados em área nobre de Salvador