Polícia

Presídios são alvos de megaoperação em busca de celulares

Objetivo é evitar que facções criminosas troquem informações dentro dos presídios  |  MJSP/Divulgação

Publicado em 31/01/2024, às 09h45   MJSP/Divulgação   Pedro Moraes

Os presídios em todo o Brasil são alvos, nesta quarta-feira (31), de uma megaoperação coordenada pelo Ministério da Justiça. A ideia inicial é apreender aparelhos celulares dentro das celas, que fortalecem a troca de informações entre os detentos. Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) com as secretarias penitenciárias estaduais, a missão ocorre também no Distrito Federal.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Dessa forma, ela tem o objetivo também de evitar contato com o setor externo à prisão. Entre os princípios dos agentes penais está o fato de evitar que membros de facções criminosas compartilhem informações com detentos e quem está em liberdade. O contato faria com que eles formassem ataques ou ações orquestradas.

No decorrer das ações, o passo inicial é interromper a comunicação com uso de tecnologia que embaralha o sinal e, posteriormente, ocorre a busca aos aparelhos com ações de revistas em pavilhões e celas. 

Anteriormente, a operação batizada de “Mute” contemplou 8.199 policiais penais envolvidos, bem como 8.569 celas revistadas.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ministério da Justiça celulares megaoperação presídios BNews Polícia

Leia também


Suspeitos de homicídios são presos durante operação em Feira de Santana


Operação apreende mais de mil celulares em presídios do país


VÍDEO: Policiais penais realizam operação para retirar celulares de dentro de presídios na Bahia