Polícia

Servidor público é investigado por facilitar retirada de carros dos pátios de apreensão

Os carros eram vendidos a preços reduzidos por parte dos criminosos  |  Reprodução/TV Globo

Publicado em 19/07/2023, às 08h53   Reprodução/TV Globo   Cadastrado por Pedro Moraes

Um servidor público do Fórum Regional de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, é acusado de facilitar a retirada de mais de 100 veículos de pátios de apreensão. A ação envolve um esquema que girava em torno de processos falsos. Ele foi preso nesta terça-feira (18) durante uma operação da Polícia Civil.

Identificado apenas como Marcelo, o escrevente possuía acesso à informação privilegiada sobre veículos apreendidos em operações policiais. Posteriormente, ele acionava a Justiça Civil e criava um processo com a utilização de nomes de laranjas ou pessoas fictícias.

Durante este processo, um suposto comprador apontava que tinha comprado um veículo, porém que o vendedor não teria entregado o bem. Baseada em informações falsas, geralmente, os juízes emitiam liminares que davam acesso ao veículo em nome do laranja. 

Conforme a experiência no Poder Judiciário, o servidor público tinha conhecimento sobre quais informações a Justiça Civil não tinha por costume checar neste tipo de processo. 

Sendo assim, a quadrilha retirou dos pátios de apreensão carros populares, de luxo, caminhões, além de uma retroescavadeira. Posteriormente, os veículos ou as peças eram vendidos a preços considerados abaixo da média.




Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo prisão carros pátio servidor público BNews Polícia escrevente

Leia também


Banco demite pedófilo que sequestrou e abusou sexualmente de menina de 12 anos: 'Não vamos tolerar'


Funcionário público é preso suspeito de agredir ex-namorada em Salvador


Suspeito de assassinar servidor público é preso; terceiro envolvido é procurado