Polícia

Yanomami é morto e outros dois ficam feridos após ataque de garimpeiros

Índígena yanomami que trabalha vacomo agente de saúde foi encontrado desacordado e levado ao hospital, mas não resistiu  |  Reprodução/Vídeo

Publicado em 30/04/2023, às 14h38   Reprodução/Vídeo   Cadastrado por Daniel Brito

Um indígena yanomami morreu e outros dois ficaram feridos após um ataque de garimpeiros realizado neste sábado (29) em Roraima. A informação é do líder indígena Júnior Yanomami, e foi dada nas redes sociais.

Na tarde deste sábado (29/04) garimpeiros armados alvejaram três (03) jovens Yanomami, sendo um (01) deles, agente indígena de saúde da Comunidade Uxiú.

Eles foram resgatados pelos profissionais do DSEI Yanomami e se encontram em estado grave na sala vermelha do Centro de… pic.twitter.com/qYKRhPzyln

— Júnior Hekurari Yanomami (@JYanomami) April 30, 2023

Os feridos foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e estão em estado grave. Um dos atingidos foi um indígena que trabalha como agente de saúde na região de Uxiu.

Identificado como lson Xirixana, ele chegou à unidade desacordado, não resistiu e morreu às 5h33 de hoje. Ele atuava na região como agente indígena de saúde (AIS).

Maior território indígena do Brasil, a terra Yanomami enfrentou nos últimos o avanço desenfreado do garimpo ilegal no território. Desde janeiro, o governo federal atua diretamente no local após ser constatada uma crise sanitária e humanitária na região.

Classificação Indicativa: Livre


Tags morto ataque ilegal garimpo rondônia yanomami

Leia também


Homem tem casa invadida, é espancado e sofre traumatismo craniano


Novo Pelotão da PM reforça patrulhamento na Chapada Diamantina


Polícia Militar apreende armas e máscara de palhaço usadas em tiroteios na Bahia; dois são presos