Política

Conselheiro do TCE diz que processará Rui Costa por difamação e injúria

Publicado em 22/10/2015, às 16h16   Vagner Souza/Gilberto Júnior   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Lino, disse, na tarde desta quinta-feira (22), que vai processar o governador Rui Costa (PT) por injúria, difamação e calúnia.
 
Em agosto deste ano, o governo do Estado pediu a suspeição de Pedro Lino na análise do contrato da construção e gerenciamento da Arena Fonte Nova. Sobre o pedido, o governador disse que o conselheiro já tinha opinião formada sobre o contrato antes do julgamento. 
 
Acusou ainda Lino de adotar uma posição "política e preconceituosa" em relação ao conceito de Parceria Público-Privada (PPP). Para o governador, não cabe ao conselheiro do TCE dizer se PPP deve ou não ter recursos de bancos públicos. “Isso não é opinião técnica, isso é opinião política. Quem cabe definir, se em PPP entra recursos de banco é o legislador”, criticou na época. “[O conselheiro] tem que ser imparcial. Ele não pode torcer nem a favor, e nem contra”, acrescentou.
 
Ao Bocão News nesta quinta, Lino afirmou que a declaração do governador foi uma “agressão a minha honra subjetiva”. “Suspeição é pressuposto de parcialidade. Eu ocupo um cargo equiparado a magistrado e não posso ser parcial. Vou interpela-lo judicialmente para esclarecer isso. Foi no mínimo uma difamação o que falou”, afirmou. 
 
O Governo do Estado afirmou ao Bocão News que não irá se pronunciar sobre o caso. 
 
Leia mais:
Conselheiro Pedro Lino não comparece a evento do centenário do TCE
TCE apura repasses de quase R$ 400 mi do governo para Arena Fonte Nova
TCE acata pedido do governo e análise do contrato com Arena é suspenso
Procurador espera compreensão de Lino para não assumir julgamento

A
tualizada às 16h16
 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags fonte nova Rui Costa TCE pedro lino conselheiro injúria difamação