Política

Audiência pública discute a construção do Edifício La Vue

Publicado em 14/11/2015, às 08h55      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O vereador Gilmar Santiago (PT) e a Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão da Câmara Municipal de Salvador promovem, na próxima terça-feira (17), às 9h, uma audiência pública para debater a construção do Edifício La Vue, na Ladeira da Barra. O prédio, com 30 andares e 106 metros de altura, é alvo de protesto da Associação de Amigos e Moradores da Barra (Amabarra) e do Instituto de Arquitetos do Brasil, que acionaram o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
 
A liberação para construção do La Vue levanta polêmica sobre os impactos no meio ambiente, trânsito e no patrimônio. O prédio, construído pela Cosbat Empreendimentos, terá 24 apartamentos, um por andar, com valor médio de R$ 2 milhões. Segundo denúncia encaminhada ao MP-BA, a prefeitura concedeu o alvará de construção com base em um parecer isolado de um coordenador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
“O parecer do coordenador contraria outro, de duas técnicas do Escritório Técnico de Licenças e Fiscalização (Etelf), composto por especialistas do Iphan, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e Sucom”, destaca Gilmar. Ainda conforme o vereador, as técnicas argumentam que a construção impacta, agride e tira a visibilidade de monumentos e áreas tombadas, a exemplo da Igreja de Santo Antônio, o Cemitério dos Ingleses, além dos fortes de Santo Antônio e Santa Maria.
 
 
Leia mais:
Vereador denuncia construção irregular de prédio de 30 andares no Porto da barra
Vereador consegue espaço para audiência sobre La Vue
Vereadores vão vistoriar construção de 30 andares na Ladeira da Barra
 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Salvador audiência pública Edifício La Vue