Política

Cancelamento da viagem de Dilma faz diplomata japonês ficar em saia-justa

Publicado em 28/11/2015, às 13h31   Gilberto Junior // Bocão News   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)

Ficou um climão ontem num almoço em Brasília promovido pela Embaixada do Japão para jornalistas brasileiros, às vésperas da viagem de Dilma ao Oriente — cancelada bem enquanto acontecia o almoço, devido ao apagão geral do governo.
Segundo o colunista Lauro Jardim, a ideia da embaixada ao organizar o convescote era colocar o encarregado de Negócios, Kazuhiro Fujimura, para fazer um resumo sobre como seria a agenda de Dilma. O embaixador Kunio Umeda já está em Tóquio há dias para organizar tudo.
O almoço começou bem. Fujimura discorria empolgado sobre a agenda de Dilma: começaria no dia 3, com Dilma sendo recebida pelo primeiro-ministro Shinzō Abenum suntuoso almoço. Depois, quase emocionado, o diplomata contou que, no dia seguinte, "Sua Majestade o imperador Akihito" receberia Dilma no Palácio Imperial. Uma honra sonhada por qualquer japonês.
Eis que, pouco antes de servir o tempura, Fujimura sacou o celular. Era uma mensagem avisando que Dilma havia cancelado tudo. De acordo com o colunista, considerando que, naquela hora, por volta das 13h, era madrugada no Japão e que o embaixador já estava em Tóquio para a viagem, foi provavelmente naquele instante que ele e seu país foram oficialmente avisados. O diplomata levantou-se, despediu-se dos jornalistas e saiu do restaurante.
Coube ao adido de imprensa pagar a conta. E fingir que não começava ali um tremendo de um incidente diplomático.
Com informações de Lauro Jardim, O Globo

Classificação Indicativa: Livre


TagsDilmaJapãoviagem