Política

Prefeitura vai contratar empresa para revisar Plano Municipal de Limpeza Urbana

Publicado em 01/07/2016, às 06h17   Gilberto Junior/Bocão News   Rodrigo Daniel Silva

A prefeitura de Salvador, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), irá contratar uma empresa para revisar o Plano Municipal de Limpeza Urbana. Segundo o presidente do órgão, Kaio Morais, o edital para contratação será lançado até setembro.

“O plano já deveria ter sido atualizado e ainda não foi. Não é uma coisa simples de fazer. Mas, estamos em processo de finalização do edital para contratar a empresa”, disse Kaio Morais, em entrevista ao Bocão News.

De acordo com o promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Edvaldo Vivas, o atual plano é “deficitário” em alguns pontos. “Fala de forma muito generalista sobre reciclagem, logística reversa, resíduos da construção civil e saneamento básico, por exemplo, e queremos dar ênfase. O plano também não inclui os catadores”, disse. O projeto do Plano Municipal de Limpeza Urbana terá que ser avalizado pela Câmara de Salvador.

Licitação

No dia 18 de junho, encerrou a consulta pública para licitação do lixo da capital baiana. Na tarde da próxima quarta-feira (6), no auditório do Ministério Público da Bahia, haverá uma 2ª audiência pública para discussão da minuta do edital de Licitação de Concessão do Sistema de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos do Município de Salvador.

De acordo com o subsecretário da Semop, Orlando Rui Santos, a audiência faz parte do processo licitatório, que está em fase de andamento, sob o acompanhamento do Ministério Público.  “Esse é o primeiro passo no sentido de dotar Salvador de um sistema de limpeza pública, moderno, eficiente e transparente, de forma a melhorar ainda mais as condições de vida da população. Uma nova concorrência para a concessão desses serviços está prevista para o segundo semestre de 2016, atendendo a todas as determinações legais com a realização de audiências e consultas públicas”, afirmou Orlando Rui

Há cinco anos, os serviços especiais de limpeza urbana são prestados por meio do Consórcio Salvador Saneamento Ambiental (SSA), composto pelas empresas Revista Engenharia, Jotagê Engenharia, Torre Empreendimentos e Viva Ambiental.

Leia mais:
MP-BA defende revisão do Plano Municipal de Limpeza Urbana
Nova licitação do lixo de Salvador atrai atenção do Ministério Público


Publicada originalmente dia 30

Classificação Indicativa: Livre


Tags edital prefeitura limpeza lixo limpurb urbana plano municipal