"Nenhuma hipótese". Essa foi a resposta de Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência, em entrevista ao G1, sobre a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar a Presidência em 2014.
Gilberto Carvalho afirmou considerar "natural" que a presidente Dilma Rousseff seja candidata à reeleição em 2014.
"[Lula] não quer, em 2014, em hipótese nenhuma ele gostaria. E 2018 está muito longe. A oposição precisa levar em conta isso. Nosso time, além de bom plantel, tem bom banco. Não pense que colocamos todas as fichas na mesa. E Lula permanece figura que nos ajuda, apoia. Como candidatura, nenhuma hipótese de ele ser candidato em 2014. Ele não aceitaria de jeito nenhum", afirmou Carvalho ao G1.
Considerado braço direito de Lula, o ministro é visto como a "principal ponte entre o antecessor e a atual chefe". Ele testemunhou as principais crises que abalaram a administração Lula, como o mensalão, em 2005, e a queda dos ministros José Dirceu, da Casa Civil e da Fazenda, Antonio Palocci.
De acordo ainda com a entrevista, Gilberto Carvalho disse lamentar a “crise prematura” que derrubou Antônio Palocci da Casa Civil no começo deste mês. Ele admite que o caso foi um “golpe duro” para a presidente Dilma. “Essa crise do Palocci não dá para subestimar. Foi um golpe duro que aconteceu prematuramente, e o governo não estava preparado."
Informações G1
Classificação Indicativa: Livre