Política

Discurso de estudante de 16 anos sobre ocupações e PEC-241 viraliza nas redes

Publicado em 27/10/2016, às 08h00   Reprodução   Redação Bocão News

O discurso da estudante Ana Júlia Pires Ribeiro, de 16 anos, tomou conta das redes sociais na quarta-feira (26). A jovem aluna secundarista do Colégio Estadual Senador Manuel Guimarães, em Curitiba, foi escolhida para falar na Assembleia Legislativa do Paraná, sobre a mobilização que já ocupa cerca de 800 escolas no Estado.  
 
Ana Júlia criticou o projeto Escola Sem Partido e a PEC 241, que congela os gastos públicos durante vinte anos. Emocionada, a jovem ainda rechaçou a ideia de que a luta pela melhoria do ensino seja violenta e que os alunos estejam doutrinados por partidos de esquerda. “A nossa única bandeira é a educação e é apartidária”, disse.
 
Em tom elevado, Ana Júlia chegou a responsabilizar o Estado pela morte do adolescente Lucas Eduardo Araújo, 16, na última segunda-feira (24), no interior da Escola Estadual Santa Felicidade. "As mãos de vocês estão sujas com o sangue do Lucas", disse.
 
Criticada pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), sob ameaça de interrupção do discurso, a jovem utilizou-se do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para defender a faixa etária. "Eu peço desculpa, mas o ECA nos diz que a responsabilidade pelos nossos adolescentes, nossos estudantes, é da sociedade, da família e do Estado", disse, ovacionada.
 
Assista: 
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Paraná estudante discurso ana júlia