Política

Paulo Nacif deixa administração de Moema por questões burocráticas

Publicado em 08/01/2017, às 17h06   Reprodução   Cíntia Kelly

Lauro de Freitas tem novo secretário de Educação. Trata-se de Leto Lopes, que na primeira gestão de Moema Gramacho foi chefe de gabinete e na atual gestão vai acumular os dois cargos. Isso porque Paulo Nacif, nomeado no primeiro dia da gestão, teve a nomeação suspensa por ter vínculo com o governo federal.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Nacif usou seu blog para explicar os motivos que o levaram a se afastar da gestão, por ora. “A nomeação de servidores com vínculos junto a outros entes públicos exige um processo burocrático que requer tempo para a sua concretização. De um modo geral esse processo de liberação entre entes federados, poderes ou órgãos, demora em torno de trinta dias. Seja Secretário Nacional, Estadual ou Municipal. Esse, por exemplo, foi o tempo que durou entre o convite que recebi do Ministro Renato Janine e a minha nomeação como Secretário Nacional do Ministério da Educação, na SECADI”.

Paulo Nacif, que já foi reitor da Universidade Federal do Recôncavo, afirmou que “isso não impede que o convidado ao cargo atue como colaborador da administração enquanto os processos legais são encaminhados. Desde o dia 02 de janeiro estamos trabalhando cerca de 12 horas por dia, conhecendo a educação de Lauro de Freitas e planejando as atividades letivas para o ano de 2017”.

Segundo a assessoria de comunicação de Lauro de Freitas, quando vencido o prazo legal para Nacif se afastar do governo federal, ele retomará a função de secretário de Educação”.

Abaixo leia o texto completo de Nacif:

A nomeação de servidores com vínculos junto a outros entes públicos exige um processo burocrático que requer tempo para a sua concretização.

De um modo geral esse processo de liberação entre entes federados, poderes ou órgãos, demora em torno de trinta dias. Seja Secretário Nacional, Estadual ou Municipal. Esse, por exemplo, foi o tempo que durou entre o convite que recebi do Ministro Renato Janine e a minha nomeação como Secretário Nacional do Ministério da Educação, na SECADI.

Isso não impede que o convidado ao cargo atue como colaborador da administração enquanto os processos legais são encaminhados.

Desde o dia 02 de janeiro estamos trabalhando cerca de 12 horas por dia, conhecendo a educação de Lauro de Freitas e planejando as atividades letivas para o ano de 2017. Nesse trabalho, vale registrar, venho contando com a colaboração digna e entusiasmada dos servidores públicos da SEMED. Aproveito para registrar que lamento profundamente que a sociedade brasileira não tenha noção da seriedade e competência da imensa maior parte dos servidores públicos que está na base das políticas públicas dos Municípios, Estados e Federação e que determina a possibilidade da convivência sociocultural no nosso País. Muitas vezes sem condições de trabalho e sem reconhecimento social, atrevo-me a dizer que nós (sou servidor público há 29 anos) conseguimos proezas respeitáveis e inimagináveis para que esse País avance e minimamente funcione.

Após essa primeira semana de trabalho estou certo de que a Prefeita Moema Gramacho, com a firmeza da sua liderança e competência,  criará as condições possíveis para que a atual geração de educadores de Lauro de Freitas (à qual, agora, também, me somo) deixe um legado muito positivo para a educação desse município – expresso na construção de uma cidade educadora, na qual o processo de ensino/aprendizagem transborde os muros das nossas escolas e ocorra ao longo e em todas as dimensões da vida de cada pessoa de Lauro de Freitas.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsgoverno federaleducaçãopaulo nacif