Política

Marun vai tomar posse na Secretaria de Governo após apresentar relatório da CPI da JBS

Ele vai assumir o cargo de Antonio Imbassahy na Secretaria de Governo  |  Reprodução

Publicado em 09/12/2017, às 08h00   Reprodução   Marun vai tomar posse na Secretaria de governo após apresentar relatório da CPI

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, deve tomar posse como ministro da Secretaria de Governo na próxima quinta-feira (14). A demora em oficializar Marun para o ministério, que cuida da articulação política do governo, se dá porque o deputado é relator da CPI da JBS na Câmara e deve apresentar o relatório na próxima terça, o que o libera para tomar posse como ministro.

"Parece que vou ser eu. O homem me convidou ontem de novo! Está todo mundo me dando parabéns", dizia Marun, no telefone, sem perceber que sua voz alta era ouvida no corredor.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Conversando com jornalistas, Marun negou que sua indicação para o cargo esteja fechada. "Houve uma sugestão do PMDB para o presidente, e é isso que temos até agora. A partir do momento em que houve uma divulgação, alguns deputados, alguns amigos, estão ligando. Mas estou aqui trabalhando. Se vocês entrarem, vão ver que estou escrevendo o relatório da CPI da JBS". 

O parlamentar ressaltou que a decisão sobre a nomeação é de Temer, mas destacou que está à disposição:

"Eu tenho conversado com o presidente a respeito da reforma da Previdência. Participei de algumas reuniões, tive conversas com eles. Mas obviamente cabe a ele a decisão de convidar e de nomear quem ele entende mais adequado para a função nesse momento. Estou à disposição, como sempre estive. Sou um homem de partido".

O tucano Antonio Imbassahy, que ocupava o cargo, pediu demissão nesta sexta, um dia antes da convenção do PSDB, que vai oficializar na presidência do partido o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin — principal defensor da saída dos tucanos dos cargos que ocupam no governo Michel Temer.

A indicação de Marun para substituir Imbassahy foi feita pelo PMDB, mas também agrada os partidos do centrão, alivia a base e ajuda o governo a conseguir votos para aprovar a reforma da Previdência.

A Secretaria de Governo é o ministério que cuida da articulação política do Poder Executivo com o Congresso. A pasta fica dentro do Palácio do Planalto e tem grande peso político.

A base aliada cobrava há meses a saída de Imbassahy, mas Temer resistia, por ter uma dívida de gratidão com o tucano, por ter sempre trabalhado pelo governo e por não ter hesitado na eclosão de duas denúncias que o presidente enfrentou. Por isso, o Palácio do Planalto vinha dizendo que a decisão de sair teria que partir do próprio ministro, e que a saída aconteceria de forma "organizada", respeitando Imbassahy.

No final de novembro, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) chegou a ser indicado pelo PMDB para o lugar no Imbassahy, mas o Planalto depois recuou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAntonio Imbassahypossecarlos marun