Política
Publicado em 02/07/2026, às 08h17 Deivid Santana / BNEWS Redação Bnews
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (2), durante os festejos do 2 de Julho, em Salvador, que a transferência do ponto facultativo e da sede do governo para a Bahia representa um “reconhecimento histórico” da independência do Brasil. Em entrevista, ele também comentou o clima político do evento, fez críticas a projetos do governo estadual e falou sobre o cenário eleitoral a poucos meses das eleições.
Transferência da data é “reconhecimento histórico”
Ao comentar a decisão de transferir o ponto facultativo do 2 de Julho, Bruno Reis destacou a importância simbólica da medida e citou a articulação política envolvida.
“É algo positivo, muito importante. É uma iniciativa do deputado Léo Prates, e o Governo Federal concordou. Afinal de contas, o 2 de julho, como eu disse agora pouco aqui, fomos nós que consolidamos a independência do Brasil. Fomos nós, os responsáveis, definitivamente pela independência do Brasil. Então, é um reconhecimento histórico que se faz, transferindo a sede do governo para a Bahia. E eu acho que isso chama a atenção de todo o país para essa data, da importância dessa data, não só para os baianos, mas para todos nós, brasileiros”, afirmou.
Clima político e “aquecimento das torcidas” nas ruas
Questionado sobre o ambiente político durante o evento, o prefeito avaliou que o 2 de Julho também reflete o cenário pré-eleitoral, já que as eleições estão próximas.
“Sempre, o 2 de julho, né? Como estamos mais próximos das eleições, estamos praticamente a três meses das eleições, então sempre tem esse calor, já começa aí o aquecimento das torcidas, e aí está aí na rua as torcidas de ambos os lados. E a gente, na verdade, quem vai definir o real termômetro são as pessoas, que vêm de forma espontânea, que vêm celebrar essa data, e que vão poder, de forma livre, expressar seus sentimentos, seus desejos”, disse.
Ele acrescentou ainda que sua gestão segue com tranquilidade diante do cenário político.
“E nós temos certeza que podemos andar de cabeça erguida, com tranquilidade, com a sensação de dever cumprido e sem ter nada a temer perante a quem quer que seja, perante a justiça, perante aos órgãos de controle, porque temos certeza da nossa forma que nós conduzimos a gestão, dando resultados, melhorando a vida das pessoas, transformando e mudando de verdade, para melhor, a nossa cidade.”
Críticas a obras e projeto da ponte
Bruno Reis também criticou a condução de projetos estruturantes do governo estadual, citando diretamente a ponte anunciada na Bahia.
“É piada, né? A ponte é a maior piada da política da Bahia dos últimos 20 anos. O PT (Partido dos Trabalhadores) prometeu em 2006, na primeira eleição do PT, como o Porto Sul foi prometido, como a Ferrovia Oeste-Leste foi prometida, e nenhuma das três foram entregues. E agora, a véspera da eleição, vão fazer um pilar na areia para que as pessoas possam ver. Mas o povo não vai ser enganado, não vai cair nesse golpe. E nem projeto tem da ponte? Me entregaram a prefeitura, projeto... Cadê o projeto? Estou cobrando. Porque eu quero aprovar o projeto e não tem projeto. Quero aprovar. Assim que der entrada, eu assumo o compromisso de aprovar, imediatamente. Mas até agora não tem projeto”, afirmou.
Possível cenário político e continuidade de projetos
Ao ser questionado sobre uma eventual mudança de governo estadual e impactos em obras em andamento, o prefeito afirmou que projetos seriam mantidos, mas com novas iniciativas.
“A ponte vai ser tratada com seriedade e todos os projetos importantes para a Bahia que estão em curso, serão mantidos. É óbvio, vamos trazer novos projetos, novas ações, novas iniciativas, projetos que possam, efetivamente, transformar o estado, gerando emprego, renda, oportunidade, fazendo o estado se desenvolver e que as pessoas possam realizar os seus sonhos através do trabalho com dignidade.”