Política

Olavo de Carvalho presta "enorme desserviço ao País”, avalia General Villas Bôas

Em entrevista ao Estado de São Paulo, Villas Bôas também afirmou que Olavo está agindo com “total desrespeito" aos militares  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 07/05/2019, às 07h36   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Redação BNews

O ex-comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas avalia que o guru intelectual do governo Jair Bolsonaro, o autointitulado filósofo Olavo de Carvalho, “passou do ponto”. Em entrevista publicada na manhã desta terça-feira pelo jornal O Estado de São Paulo, Villas Bôas disse que Olavo está agindo com “total desrespeito aos militares e às Forças Armadas” e “presta enorme desserviço ao País”.

Para o General, Bolsonaro entendeu que trazer representantes do exército para trabalhar em seu governo seria importante para restabelecer a "capacidade de gestão" e combater a corrupção. Na sua avaliação, isso não significa que as Forças Armadas estão participando do governo, mas agregando seus valores à atual gestão. Villar Bôas acredita que essa influência faz com que o guru se sinta “desprestigiado”, o que têm provocado disputas por espaço com os militares, junto à Presidência da República.

"Isso não dá direito a ele de traçar comentários desairosos a toda uma classe profissional, que representa uma instituição", afirmou. O General também classificou como "grave" a forma como Olavo já se referiu a membros do governo, como o Vice-presidente, General Antônio Mourão e o ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz. Ele também acredita que rebater a ataques como este seria como "dar a ele a importância e a relevância que não tem e não merece".

Na manhã desta terça-feira voltou a usar seu perfil no Twitter para hostilizar Santos Cruz, e subestimar a capacidade intelectual de membros do exército. "Tento me imaginar discutindo filosofia política com um desses generais. É mais fácil treinar artes marciais com um bicho-preguiça", ironizou.

O Santos Cruz, politicamente analfabeto. não sabe NEM MESMO a distinção entre governo e Estado. Quem governa é o presidente sim, Santos Cruz. O Legislativo legisla e o Judiciário julga. Governar, só o Executivo governa.

— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) May 7, 2019

Classificação Indicativa: Livre


Tags governo bolsonaro olavo de carvalho General Villas Bôas