Política

“Já passou da hora de solução”, afirma ACM Neto sobre caso do Hospital Espanhol

"Se não for de implantação de uma unidade de saúde que seja de um outro tipo de empreendimento imobiliário"  |  Arquivo / BNews

Publicado em 12/08/2019, às 11h36   Arquivo / BNews   Bruno Luiz e Victor Pinto

Apesar de justificar não ter nenhum tipo de envolvimento da prefeitura com a situação do antigo Hospital Espanhol, falido desde 2017 e com um imbróglio sem resolução na justiça, o prefeito ACM Neto (DEM) afirmou aos jornalistas nesta segunda-feira (12) que “já passou da hora” para uma solução do caso.

“Eu acho que já passou da hora de dar uma solução para aquele imóvel [na região do Porto da Barra], inclusive. Se não for de implantação de uma unidade de saúde que seja de um outro tipo de empreendimento imobiliário, pois está numa área muito importante da cidade e seria muito interessante se tivesse uma destinação, mas sabemos que há questões jurídicas e de dívidas trabalhistas”.

A declaração foi dada após questionamento do BNews durante coletiva no ato que marcou o início da construção do Hospital Mater Dei Salvador, um empreendimento que deve ganhar o título de maior unidade hospitalar privada da capital e gerar, em média, quatro mil empregos. O hospital funcionará na região da avenida Garibaldi.

O prefeito, no caso do Espanhol, reforçou que a gestão municipal não possui ingerência no assunto. “A questão nunca foi ligada ao município, não tem relação com o hospital, com o terreno, com os empréstimos feitos no passado. Esse assunto sempre foi tocado pelo governo do Estado que me parece também pela Caixa. A prefeitura nunca se envolveu nisso”.

Há cinco anos com as portas fechadas, o hospital Espanhol possui dívidas que ultrapassam a casa dos R$ 500 milhões. Em setembro de 2017, ficou decretada a insolvência do Hospital Espanhol, quando a dívida ultrapassa o patrimônio e a administração deixou de ser da Real Sociedade. Há um passivo trabalhista sem resolução e indefinição a respeito do prédio na região do Porto da Barra.

 

Matérias relacionadas:

Rui diz que Hospital Espanhol tem que ir a leilão e revela interesse do Estado

MP conclui investigação sobre empréstimo milionário da Desenbahia ao Hospital Espanhol: "Tem muita irregularidade", afirma promotora

Após dívida ultrapassar o patrimônio, Real Sociedade deixa administração do Hospital Espanhol

Exclusivo: Desenbahia pede a falência do Hospital Espanhol

MP descobre irregularidades no Espanhol: vamos atrás dos culpados

Dívidas trabalhistas do Hospital Espanhol chegam a R$ 125 milhões

Classificação Indicativa: Livre


Tags Hospital Garibaldi ACM Neto