Política

"Nossos países estão alinhados na busca do bem comum", diz Bolsonaro sobre visita de secretário norte-americano

Bolsonaro também parabenizou Donald Trump pela "determinação de seguir trabalhando para restaurar a democracia na Venezuela"  |  Reprodução/Alan Santos/PR

Publicado em 20/09/2020, às 10h09   Reprodução/Alan Santos/PR   Redação BNews

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou neste domingo (20) que a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo ao Brasil ilustra “o quando nossos países estão alinhados na busca do bem comum”.

- A visita do Secretário de Estado @SecPompeo à Operação Acolhida, em Boa Vista/RR, em companhia do @ItamaratyGovBr (Ministro @ernestofaraujo ), representa o quanto nossos países estão alinhados na busca do bem comum. pic.twitter.com/ct0qk0n5fJ

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 20, 2020

Pompeo esteve em Boa Vista, em Roraima, acompanhado pelo  ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na última sexta-feira (18). Na ocasião, Pompeo disse que "vamos tirar Maduro de lá", em referência a Venezuela e ao seu presidente, Nicolás Maduro.

"Parabenizo o Presidente Donald Trump pela determinação de seguir trabalhando, junto com o Brasil e outros países, para restaurar a democracia na Venezuela", escreveu em sua conta oficial no Twitter.

- Parabenizo o Presidente @realDonaldTrump pela determinação de seguir trabalhando, junto com o Brasil e outros países, para restaurar a democracia na Venezuela.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 20, 2020

Durante a visita, Pompeo e Araújo visitaram o projeto Acolhida, que atende venezuelanos refugiados. De acordo com outra publicação realizada por Bolsonaro, entre março e julho, o Ministério da Cidadania investiu R$ 80 milhões em ações socioassistenciais e de inclusão de migrantes e refugiados venezuelanos.

A vista de Pompeo fomentou críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia - que viu como uma afronta à diplomacia a visita do secretário de Estado dos EUA. Para Maia, o que aconteceu não condiz com "a boa prática diplomática internacional”. Posteriormente, Araújo rebateu o comentário do parlamentar

Para o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, a postura do Governo Federal em relação à visita do secretário de Estado norte-americano foi uma demonstração de submissão.

pic.twitter.com/zY54tiSA6V

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 20, 2020

Classificação Indicativa: Livre


Tags Secretário visita Jair Bolsonaro norte-americano Donald Trump Ernesto Araújo Mike Pompeo