Política

Rui crê em pacificação da base na AL-BA, prioriza vacinas russa e chinesa e aponta para novas mudanças na equipe

O governador da Bahia, Rui Costa, durante entrega do Complexo Poliesportivo Educacional de Conceição do Coité, conversou nesta terça-feira (29) com o BNews sobre diversos temas.   |  Fernando Vivas / GOVBA

Publicado em 29/12/2020, às 13h29   Fernando Vivas / GOVBA   Victor Pinto / João Brandão

O governador da Bahia, Rui Costa, durante entrega do Complexo Poliesportivo Educacional de Conceição do Coité, conversou nesta terça-feira (29) com o BNews sobre diversos temas.

Além da sua posição sobre a Operação Faroeste, o chefe do Executivo baiano comentou também sobre a vacina contra a Covid-19, eleições no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), reforma administrativa e troca no comando da Secretaria de Segurança Pública estadual. Confira abaixo:

Vacina:

Estamos convesando com o laboratório braileiro e russo. O laboratório russo contratou um laboratório brasileiro, que fica em Brasília. O secretário de Saúde já visitou a fábrica. Então essa é uma das prioridades nossa. A russa, assim como a chinesa. São as duas apostas a curto prazo. Infelizmente o governo federal derrapa, mais uma vez e mostra pouco apreço, pouco cuidado com a vida humana, não está ajudando nesse trato da pandemia.


Frente Ampla no Congresso Nacional:

Tem essa virtude de abrir diálogos entre partidos. Nem todos estão na oposição. A maior parte de partidos que não estão no Governo Bolsonaro. Excelente inciativa, tenho defendido o diálogo, para formação de uma frente ampla. Não para definir um candidato, mas definir um contexto, um programa de goveno mínimo, compromissos basicos. Uma plataforma mínima para o Brasil. O povo brasileiro está cansado de sofrer. Não é possível que continuem passando vergonha. Continuem maltratando o seu povo. Acho uma boa iniciativa [frente ampla] de aprimorar esse diálogo, tanto no Senado como na Câmara dos Deputados. Podem aproximar partidos que tiveram rusgas recentemente, como MDB e o PT.


Eleição na AL-BA:

Quero reiterar minha posição. Não joguei a toalha na tentativa de acordo. Esses dias não são mais favoráveis, muita gente viajando. Nem por telefone é fácil falar. Vamos deixar para retomar no dia 4, mas quero deixar claro que não joguei a toalha em torno da pacificação da base. Se perguntar para mim ' qual é a melhor solução?' Que traga paz e harmonia na base. Continuo perseguindo a unidade da base.

Reforma Administrativa:

Não haverá uma data. Haverá troca. Não vai ser de uma vez só. Vamos seguir a partir do dia 4, seguindo as mudanças. As novas mudanças estão sendo programadas, elas serão feitas ao longo de janeiro e fevereiro.


Troca da SSP:

Eu não costumo ficar fazendo diagnóstico de processos que estão sob segredo de Justiça, processo que não conheço. Não quero ser leviano em estar condenando ninguém, até porque não conheço detalhes, nem o que está público, nem em sigilo. O motivo da mudança foi óbvio. Há decisão do STJ, afastamento mínimo de um ano. Não havia como manter a SSP na interinidade. Não vamos, evidente, ter essa condição de trabalho. Resolvemos reformular a aprtir dessa decisão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags al-ba SSP congresso nacional vacina Rui Costa bnews operação faroeste mudança na ssp