Política
Publicado em 07/01/2021, às 12h34 Wilson Dias/ Agência Brasil Redação BNews
A fim de não reviver dias de pesadelo, como no longo processo que resultou no impeachment de Dilma Roussef (PT), em 2016, o PT deve apoiar a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM) ao Senado. Isto porque a sigla já definiu que caminhará com Baleia Rossi (MDB) na Câmara e se recusa a entregar facilmente ao MDB, o controle total do Congresso.
"Já que o PT apoiou o MDB na Câmara, não faz muito sentido apoiar o mesmo partido no Senado. A tendência maior é trabalhar para o nome do Rodrigo Pacheco, mas não fechamos ainda formalmente", disse o senador Humberto Costa (PT-PE).
Nesta terça-feira (5), o PSD, que tem a segunda maior bancada do Senado, declarou o seu apoio a Pacheco, que ensaiou uma aproximação com Jair Bolsonaro. No entanto, ele promete abrir espaço para a oposição na Casa.
Na Câmara, o PT optou por apoiar Baleia e derrotar o candidato tido como do Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP). No total, a sigla tem seis senadores eleitos.
Líder da legenda na Casa, Rogério Carvalho (SE) é próximo do presidente Davi Alcolumbre (DEM), o que ajuda na intermediação do apoio do PT a Pacheco, escolhido pelo grupo como sucessor.