Política

“O DEM não tem dono, não somos um cartório”, afirma ACM Neto sobre disputa na Câmara Federal

Ele também defendeu que não pode ser responsabilizado pela derrota de Baleia, pois Lira ganhou com quase o dobro de votos  |  Reprodução/ GloboNews

Publicado em 07/02/2021, às 21h42   Reprodução/ GloboNews   Márcia Guimarães

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou na noite deste domingo (7) em entrevista à jornalista Andréia Sadi, na GloboNews, que sua estratégia de liberar os deputados federais para escolherem seu candidato à presidência da Casa foi para preservar a unidade no partido.

“O DEM não tem dono. Não somos um cartório”, disse Neto quando questionado sobre seu peso na derrota de Baleia Rossi (MDB-SP), que disputava com Arthur Lira (PP-AL) o cargo de presidente da Câmara Federal. O democrata baiano disse que se reuniu com os parlamentares da legenda e ficou aprovado que cada um poderia fazer a sua escolha, a fim de evitar um racha.

Ele também defendeu que não pode ser responsabilizado pela derrota de Baleia, pois Lira ganhou com quase o dobro de votos. O processo gerou um enorme desgaste em sua relação com o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que apoiava o emedebista. Especula-se, inclusive, que Maia esteja pensando em trocar de partido.

“Quero reafirmar o carinho e amizade que tenho há quase 20 anos com o Rodrigo. Nesse tempo estivemos sempre juntos, do mesmo lado. Não é esse processo específico na Câmara que vai apagar o importante legado dele à frente da presidência. Ele assegurou a independência da Casa, teve voz firme, falou as coisas de maneira direta e defendeu a democracia. Desejo que continue no Democratas, pois ainda tem muito a contribuir na discussão interna. Contudo, essa decisão cabe exclusivamente a ele”, elogiou.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags dem Câmara ACM Neto Rodrigo Maia cartório bnews